No balanço do zouk

0
1488

Lembra da lambada, aquele ritmo “caliente” que fez o maior sucesso no final da década de 1980? Ela cedeu lugar ao zouk, um ritmo caribenho que tomou conta do Brasil.
O zouk se originou na Martinica e tem forte presença nos países que passaram pela colonização francesa. Cantado, normalmente, em creòle, uma mistura da língua francesa com línguas africanas, o ritmo ganhou o mundo, mas como suas origens são remetidas à França, por algum tempo, quando a moda de dançar lambada estava em seu auge, o zouk era chamado de lambada francesa.
“Dança-se o zouk de maneira diferente de como dançamos hoje, no Brasil”, explica Juliana Tosi, professora da Cia. Terra, a mais nova academia de dança da Pompéia. “Os aficionados pela lambada descobriram no zouk uma semelhança de levada e batida”. Zouk, que significa festa, exige bastante flexibilidade. Dependendo da música, os movimentos são rápidos ou mais lentos, até mesmo sensuais. Como diz Juliana, “os movimentos da lambada se modificaram um pouco para uma dança mais romântica e sensual, o chamado ‘zouk love’.”
Antes de tudo, o zouk é para se dançar a dois. As aulas na Cia. Terra são específicas, com uma hora de duração, e o aluno aprende da base à parte corporal. Segundo a professora, mesmo quem nunca dançou pode aprender o zouk: “Facilidade ou dificuldade é de cada um e não tanto do ritmo. É possível ver um bom resultado nas pessoas, principalmente nas mulheres. Com o treino, todos vão se soltando mais e aprendendo a dançar”.
Totalmente adaptada para a dança de salão e para receber bem os alunos, na Cia. Terra há duas salas para aulas em turma e três salas para aulas particulares. Todas as salas são equipadas com uma moderna aparelhagem de som digital e climatizadas com ar condicionado. Os professores são especializados e a unidade oferece aulas de samba de gafieira, tango, salsa, forró, bolero, swing, além de balé e dança do ventre.
Para completar, conta com o Terra Bar, um ponto de encontro de alunos, professores e amigos da Cia. Terra. Conheça o espaço e aprenda a dançar o zouk. Você irá se divertir.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA