Plantas sem terra

0
1504

Uma casa fica mais bonita quando tem plantas. Elas dão aconchego e refletem a atenção que recebem do dono. Mas hoje em dia está difícil ter um quintal ou um terraço grande para encher de vasos. As casas e apartamentos pequenos não têm espaço para abrigar grandes vasos. Nessa hora, a criatividade entra em cena. Pequenos vasos, sem terra, só com água, já completam o ambiente. Estamos falando de hidroponia, uma técnica de cultivo de plantas em água, que é bastante antiga. Segundo pesquisadores, os Jardins Suspensos da Babilônia, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, eram aquáticos, construídos em patamares de diferentes alturas. No Brasil, a técnica começou a ser difundida há uns 15 anos. A hidroponia pode ser ornamental e também comercial, para alimentos.
Paulina Pesce, formada em Botânica, trabalha há 35 com hidroponia ornamental e diz que “a vida da planta é normal, longa, dura muito anos, como se fosse na terra, mas sem bichinhos, inclusive”. Ela conta: “Sempre morei em casa com jardim e, quando me casei e fui morar em apartamento, senti muita falta de plantas”. Então ela passou a desenvolver esse método e fez vários cursos sobre o cultivo de plantas sem terra. “Também desenvolvi nutrientes em experiências que fiz durante quase 10 anos”.
Antes de colocar à venda, Paulina cuida por quatro meses das plantas, em estufas apropriadas, alimentado-as com soluções de água e sais minerais. “Quando você adquire a planta, já leva um tubinho de nutrientes, que dura muitos anos, porque é uma gotinha diluída em ½ litro de água”, ensina ela e adverte: “Mas só depois de um ano, antes disso, só água”. Segundo Paulina, “90% das pessoas encharcam as plantas ao molhar”, por isso ela manda prestar atenção à risca vermelha. Na sua loja, todos os vasos têm uma marca vermelha indicando até onde a água deve ir.
Os vasos de vidro transparente são os mais bonitos, formando arranjos harmoniosos e decorativos, tornando qualquer ambiente mais agradável. Escritórios e consultórios médicos são grandes clientes de Paulina. “Tenho clientes ‘hidropomaníacas’. Elas têm todo tipo de planta aqui da loja e ainda passam sempre para ver se tem novidade”, diverte-se ela.
E em tempos de dengue, como ficam esses vasos com água? Paulina afirma que usa argila expandida e é preciso manter a água sempre abaixo das pedrinhas, praticamente no fundo do vaso, por isso não existem problemas com mosquitos ou larvas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA