Viva melhor sem calos

0
1075

Começam pequenos e depois tornam-se incômodos e causam grandes problemas às pessoas. São eles, os calos. Surgem do endurecimento da pele em determinado ponto dos pés, sobre os dedos, na sola ou no calcanhar. E se não forem cuidados por quem sabe, podem se tornar um problema muito maior e muitas vezes exigir uma intervenção cirúrgica. Mas existem formas de prevenção.
Maria Cristina Lopes dos Reis é a calista da Bella Donna e tem muitas histórias de calos para contar. “Faço este trabalho desde 1972”, diz Cristina e aponta os maiores inimigos dos pés: calçados apertados, sejam eles tênis, chinelos e scarpins. Os adeptos de esportes também correm esse risco porque sempre estão exigindo muito dos pés. Andar descalço, para quem não está habituado pode resultar em calos nos dedos ou na sola do pé. Alguns calos podem alterar o caminhar da pessoa e causar problemas bem sérios mais tarde à pessoa.
Outro fator de risco é quando aparece uma bolha. A pele nova, quando não cuidada e com o atrito com o calçado, gera um calo. Unhas encravadas, segundo Cristina, “muitas vezes escondem calos sob a unha” e ela avisa “que nem sempre a calista pode resolver se o problema já está muito adiantado”.
As indicações que ela dá para manter os calos longe dos pés é lavá-los e secá-los bem, sempre. Um bom esfoliante pode ajudar a limpar a pele. Cristina desaconselha o uso de lixas “pela agressividade que causa à pele”. Após secar bem os pés, um creme hidratante é sempre bem-vindo.
A profissional que trata de calos deve ter uma formação adequada como também um instrumental próprio, além de ter todos os cuidados na esterilização dos mesmos. Neste momento, uma autoclave garante a saúde do cliente e da calista.
A Bella Donna, além de serviços de calista, oferece, desde 2005, manicure, hidratação de parafina e colocação de unhas postiças. Oferece também serviços de massagistas (só para mulheres) para relaxamento e drenagem redutora, além de depilação com cera ou mel. Na parte estética, limpeza de pele, shiatsu e cabeleireiro masculino e feminino.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA