Cuidar de idosos não é uma tarefa fácil. É verdade que hoje em dia muitos são independentes e tem energia de sobra, mas outros tantos, com a idade, começam a precisar de uma atenção e um cuidado maior.
Em Perdizes há uma família com experiência de mais de 40 anos em cuidar de idosos. Tudo começou com a mãe, Maria Zélia Pereira Mendes, que, ao chegar em São Paulo foi trabalhar na casa de uma senhora. Depois que saiu de lá, o filho dessa senhora pediu para que ela cuidasse da idosa. “Então esse senhor resolveu montar uma casa de repouso para a minha mãe e começou assim. A partir daí, nós todos começamos a trabalhar com idosos”, conta Marlene de Fátima Mendes, uma das filhas da Dona Maria.
Hoje são 15 casas de repousos espalhadas pelo estado de São Paulo, 4 na região. E as filhas de Marlene, Flávia e Fernanda Mendes, também possuem casas de repouso em Perdizes, além de sua irmã, Elis Regina Mendes, que tem uma no Pacaembu. “Temos uma convivência muito boa entre irmãos. Somos concorrentes, mas todos muito unidos”, diz ela.
O trabalho não é fácil, mas elas gostam. “É uma coisa de paixão, de afinidade com a pele, o cheiro”. E ela completa. “Eu acho que esse trabalho é um dom. O nosso trabalho dá certo porque a gente faz com amor. Minha mãe sempre gostou muito. E nós fomos aprendendo a respeitar o idoso, trabalhar com eles, ver as necessidades”.
Elas são conhecidas, já que sempre moraram no bairro. “Esse bairro é excelente”, ela elogia. “As pessoas ainda têm uma idéia de que colocar na casa de repouso é um abandono. Nosso tratamento é diferenciado. Quando as famílias vêem, elas percebem que deveriam ter levado antes”, finaliza Marlene.
Elite 5 Estrelas
Rua Cardoso de Almeida, 1.717, Perdizes
Telefone 3672-2591
Residencial Pacaembu
Avenida Pacaembu, 1.730, Pacaembu
Telefones 3672-2162 e 3672-3115
Casa de Repouso Elite
Rua Caetés, 136/139, Perdizes
Telefones 3873-5725, 3673-6944 e 3672-2591
Por do Sol
Rua Décio Reis, 492, Alto de Pinheiros
Telefone 3814-6643