O melhor pastel da feira

0
3467

Foto:

Dona Maria e sua banquinha de pastel campeã

A Secretaria da Subprefeituras de São Paulo promoveu um concurso para escolher o melhor pastel de feira da cidade. No dia 26 de outubro, entre as 730 candidatos, o eleito foi o pastel de carne da Banca da Dona Maria Kuniko Tonaha. Ela e suas simpáticas funcionárias marcam presença todas as quartas-feiras na esquina das ruas Cayowaá e Paracué.
Dona Maria nasceu em Osaka, no Japão e chegou com onze anos ao Brasil. Há mais de 30 anos trabalha com pastéis de feira. Na verdade, diz ela, “tudo começou sem eu ter muita vontade. Minha família tinha barraca de pastel em feira. Depois, pensando em fugir dos pastéis, casei. Mas o meu primeiro marido resolveu comprar uma barraca de pastel. Acabei me separando. Com o segundo marido, tive um supermercado que acabou fechando. Aí resolvi que iria vender pastel de novo”. Agora ela está feliz e com o prêmio de R$ 8 mil que ganhou, ficou mais feliz ainda. Mas é bom informar que ela dividiu o prêmio com seus funcionários. E com a metade que lhe coube, comprou novos equipamentos.
Dona Maria mora na Zona Norte e há uma década que ela dá expediente na feira da Cayowaá/Paracuê. “A clientela aqui é maravilhosa e tenho muitos clientes que são meus amigos”, faz questão de dizer. Para ela, ganhar o prêmio como melhor pastel de feira “Foi a melhor coisa que me aconteceu. Fiquei surpresa. É um reconhecimento pela dedicação ao meu trabalho e me incentiva a continuar a fazer o melhor possível”.
Desde o anúncio da sua premiação, a venda de pastéis em sua barraca aumentou bastante. Os clientes mais antigos agora têm de dividir o espaço e a atenção das atendentes com uma nova clientela que vem experimentar o pastel premiado. Tem 33 recheios entre salgados e coes. Cada um custa R$ 2,50. Ela não revela quantos vende por dia e com um sorriso justifica: “São tantos que a gente perde a conta, mas depois do prêmio, estou vendendo bem mais”, diz.
Segundo ela, um bom pastel começa “pela boa farinha para fazer a massa, depois, um recheio caprichado e generoso e na hora da fritura, bastante óleo e temperatura exata”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA