Aprendizado solidário

0
1636

Foto:

Regiane e Teresa, do CCA Batista

Lugar de criança é na escola, isso não se discute. Mas e durante o período em que elas não estão em aula? Muitos pais que trabalham não têm com quem deixar seus filhos. E ficarem na rua ou sozinhos em casa também não é aconselhado. O Centro para Crianças e Adolescentes Batista, que fica ao lado da Igreja Batista, na Vila Pompeia, recebe crianças no contraturno da escola para que elas realizem atividades que incentivem o aprendizado.
O CCA já existe há 14 anos e atende famílias da região ou que trabalhem por aqui. “Fazemos uma entrevista com os pais em que avaliamos a renda, se a criança tem realmente necessidade, se está matriculada na escola”, explica a diretora da Associação Oficina de Amor, que cuida do CCA, Regiane Mamczur Brediks Cavalca.
As crianças, ao chegarem, tomam café da manhã ou almoçam, dependendo do horário, descansam e depois já participam de trabalhos pedagógicos. Regiane conta que “escolhemos um tema e trabalhamos o ano inteiro. Este ano é África e a Copa do Mundo. Eles fazem trabalhos artísticos, leitura de livros, redação, brincadeiras que tenham a ver. É um trabalho diferente mas voltado para o aprender”. As crianças também têm hora de fazer a lição de casa da escola e de brincar.
São 120 vagas, e há até lista de espera. O Centro recebe crianças de 6 anos a 14 anos e 11 meses. Depois disso, graças a uma parceria com o Senac, os jovens são encaminhados para cursos. “Esses adolescentes muitas vezes ficam sem rumo. Temos duas turmas do Programa de Educação para o Trabalho”, conta Teresa Cristina dos Santos, coordenadora do CCA. Além desses trabalhos, eles também fazem alfabetização de adultos nas segundas à tarde.
“Conseguimos dar um pouco de carinho, atenção, cultura, algo a mais que eles não teriam acesso. Tentamos fazer a diferença, dar oportunidades que eles possam levar para a vida inteira”, completa Regiane.
O serviço é gratuito. Eles têm um convênio com a prefeitura, em que recebem 50% da verba de que precisam. O restante, conseguem com eventos e por meio de doações. Eles também precisam de voluntários, especialmente pedagogos e psicólogos. Mas há muitos outros serviços que podem ser feitos, como contação de história, aulas de música, etc.

Centro para Crianças e Adolescentes Batista
Avenida Pompeia, 851, Pompeia
Telefone 3675-4780
ccabatista@hotmail.com

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA