Movimentos em harmonia

0
1825

Foto:

Tai Chi para uma vida melhor

“O Tai Chi Chuan é uma arte milenar chinesa, são movimentos cabeceados e a forma longa dele tem sempre três movimentos, a partir daí você tem um padrão de movimentos a seguir. Com a invenção das armas de fogo, os chineses acabaram não lutando mais à mão livre, mas eles preservaram todas as táticas dessa arte e, quando você pratica o Tai Chi hoje, ele tem foco terapêutico. Nas aulas você aprende os conceitos do Yin e Yang e como essas energias compõem seu corpo. Basicamente, o Tai Chi trabalha com o acúmulo da energia. A maioria das pessoas sabe como perder energia, a gente faz isso o tempo inteiro: da maneira como se come, a qualidade da água, do ar, excessos de pensamento, mas poucas pessoas sabem como adquirir essa energia. Você precisa de energia vital para viver e essa é uma técnica que te ensina a ter mais energia, mais saúde”, diz Valéria Sanchez, formada em Educação Física e professora de Tai Chi há 11 anos e há três meses na Academia Paulista.
A respiração também é um ponto importante dos exercícios: sabendo como está sua respiração, você acaba percebendo se está ansioso, nervoso, se você é lento ou rápido demais. “Então o movimento lento do Tai Chi serve justamente para que a pessoa perceba como ela está, qual seu estado: acelerada? apática? com medo? ansiosa? depressiva? Isso tudo acaba aparecendo”, explica Valéria apaixonadamente.
Muitas pessoas acham que Tai Chi é pra terceira idade, mas a verdade é que Valéria tem alunos a partir de 13 anos: “Os adolescentes me procuram com a questão da arte marcial. Eles sabem que o Tai Chi é um segmento do Kung Fu, então eles vêm com o objetivo de lutar e aí eu foco mais a luta”, revela. Mas a busca maior pelo curso é a partir dos 25 anos, “quando a pessoa já está procurando seu autoconhecimento”. Na terceira idade, os benefícios são muito grandes, como Valéria avisa: “Se a pessoa já tem problemas de postura, está arqueada, a marcha está curtinha, praticando Tai Chi ela vai conseguir outra postura, vai conseguir equilíbrio, vai conseguir flexibilidade”.
Na Academia Paulista as aulas são de uma hora e depois de um mês praticando já é possível sentir os benefícios na saúde: “Os efeitos de relaxamento são bem imediatos, mas depois de um mês já dá para a pessoa se sentir bem melhor”, afirma Valéria.

Centro Paulista de Krav Magá
Rua Apiacás, 893, Perdizes
Telefone 3672-8080

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA