O artesanato da cerveja

0
1354

Foto:

Chope artesanal e premiado

Temos hoje no país várias pequenas e microcervejarias. São cerca de 400 rótulos de 120 estilos diferentes de cerveja além da popular Pilsen. Entre elas, a Bamberg Bier fabricada em Votorantim, interior paulista e que tem ponto de distribuíção aqui na região.
Além da popular Pilsen, produzem a Weizen, München, Rauchbier, Schwarzbier, Alt, St. Michel, Bock e Helles. Em garrafas de 330 ml ou de 600 ml e em barris de chope.
A micro cervejaria foi criada em 2005, teve a cerveja Rauchbier eleita em 2010 como a segunda melhor cerveja do Brasil. Segundo Alexandre Bazzo, mestre cervejeiro e sommelier e responsável pelas cervejas da marca, “A principal característica das nossas cervejas é que elas são feitas por cervejeiro e não pelo departamento de marketing. A escolha das matérias-primas é mais criteriosa. Respeitamos a Lei de Pureza da Alemanha, que está em vigor desde 1516 e diz que a cerveja deve ser feita com apenas quatro ingredientes: água, malte, lúpulo e fermento”.
Alexandre participou este ano  na Áustria, do Campeonato Mundial de Sommelier de Cerveja. “Foi uma experiência fantástica e estar entre os melhores já foi muito bom”.
Para ele, o brasileiro está mais interessado em conhecer novos sabores de cerveja. “Nossos clientes são pessoas com mente mais aberta e dispostos a experimentar novidades”.
A escolha pelo bairro se deu pela localização em relação às outras regiões da cidade e a favorável concentração de um público interessado neste tipo de produto.
Funcionando de segunda a sábado, a loja é voltada para venda em garrafas e barris de chope. Em uma grande câmara frigorífica o chope e a cerveja ficam armazenadas e prontas para consumo. A loja vende diretamente ao consumidor final ou para bares e restaurantes.
O chope é apresentado nos vários tipos que a cervejaria produz. O Pilsen que tem maior consumo e é mais fácil de ser encontrado na loja. Os demais, em alguns casos, precisam ser encomendados com certa antecedência à fábrica. Fornecem a chopeira a gelo gratuitamente a partir da compra de 20 litros. Abaixo disso cobram a locação. Entregam e retiram a encomenda e equipamento no local pedido pelo cliente.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA