“A imagem é tudo!”

0
1359

Foto:

"Imagem é tudo!"

A moda é o universo de Malena Russo, personal stylist responsável pela imagem de gente famosa como o cantor Michel Teló, as cantoras Manu Gavassi e Adriana Ribeiro, as bandas Restart, Inimigos da HP, Raça Negra e outros mais.
Ela também faz esse trabalho com executivos, médicos e esportistas como o jogador Maurício Ramos, do Palmeiras. Malena também tem sua etiqueta própria, com roupas que estão à venda em seu ateliê Bastidores da Moda, em Perdizes. Na internet comanda um programa semanal sobre moda, comportamento, beleza e música. Até o próximo dia 24, ela promove um bazar com roupas exclusivas de marcas famosas. Nesta entrevista, ela fala sobre seu ofício e dá dicas interessantes.

Como a moda entrou na sua vida?
Quando pequena, eu fazia balé clássico, mas gostava mais das apresentações, da fantasia. Quando brincava com as bonecas, gostava de vesti-las para shows, fazia teatro e cobrava até ingresso do pessoal da rua, em Santana, onde morava e o povo até pagava (risos). 

E como você se profissionalizou?
Em 1993, entrei na Faculdade Anhembi-Morumbi, onde fiz um curso técnico que achei muito fraco. Depois, fui morar em Milão, na Itália, e cursei moda na escola Marangoni. Lá, fiquei morando com uns amigos brasileiros que trabalham com moda. Um casal de amigos donos de um restaurante em Milão, virou point do pessoal de moda e fashionistas. Gente como George Armani, Daniela Versace e outros que frequentam lá. Foi assim que conheci muita gente de moda. O restaurante fica perto do quadrilátero da moda em Milão.

E quando você iniciou sua carreira de personal stylist com artistas?
Meu primeiro trabalho foi em 1994, quando fiz a produção de moda de um videoclipe para a dupla Leandro e Leonardo. Eu trabalhava em lojas da Rua Oscar Freire. Fiz muita produção de moda para editoriais de revistas. Depois fiz outros sertanejos. Hoje o sertanejo e o sertanejo universitário ocupam o lugar do pop, que atinge o pessoal mais jovem. Mas sou roqueira.

Como é trabalhar com artistas como o Michel Teló? O que você mudou no estilo dele de vestir?
Ele é muito tímido, reservado e bem tranquilo. Quando comecei, propus deixar de lado o xadrez que ele usava muito. Sugeri o floral e ele aceitou. Uma camisa que ele usou na capa de um DVD fez o maior sucesso. É uma peça da Diesel italiana que um amigo de lá me mandou. Tempos depois fui assistir a um show dele no Villa Country e vi muitos meninos usando camisas com estampas florais.Além dele, você cuida do visual de bandas como a Restart, que tem um estilo bem diferente.Quando comecei a trabalhar com eles, a banda estava começando e explorava muito o colorido. O empresário deles me procurou e pediu para eu fazer uma nova diagramação da banda, que usava o colorido de qualquer forma. Eles são quatro meninos com personalidades totalmente diferentes. O Pelu é o fashionista da banda e segura qualquer coisa que você propuser. O Pelanza é o artista da banda. O Thomas, o baterista, aceita tudo. Já o Koba é muito clássico. Por ele, a banda usaria terno e gravata. Os quatro têm a mesma idade, mas dois deles são muito moleques e superativos e os outros dois são mais adultos.

Que outros cantores e artistas você veste?
A banda de axé Jammil e Uma Noites. O bacana deles é que mesmo morando em Salvador, quando vão fazer uma apresentação, antes de sair, tiram umas fotos e pedem a minha aprovação. Também visto a banda teenager CW7, a cantora Manu Gavassi, cantora teen que está bombando e dita moda para as meninas. 

Tudo isso exige muita versatilidade?
Sim, porque além dos cantores teens, atendo também a cantora Adryana Ribeiro, a banda Inimigos da HP, o Grupo Raça Negra e outros. Com o Raça, fiz uma proposta ligada aos anos 1980, quando eles começaram, mas com novos tecidos, mais leves. Penso em tudo quando eles estão no palco. 

Como você administra isso tudo, já que estão sempre viajando?
É difícil coordenar esses artistas à distância. Quando é um show ou premiação especial, e posso, acompanho. No ano passado, o Restart foi para Miami (EUA) receber uma premiação e criei um figurino bem ao estilo Sargent Pepper’s, dos Beatles, para eles. Por causa da roupa eles foram muito fotografados no evento. Na mesma ocasião a banda teen inglesa The One Direction estava começando a se projetar. O Pelu, do Restart, comentou comigo que eu estava ficando famosa por conta do figurino que criei para eles.

O que faz uma personal stylist?
Sou personal stylist e não figurinista. Apesar de ser também produtora de moda e designer de roupas. Como personal, crio uma moda personalizada para aquele artista ou cliente. Um figurinista faz a roupa para um personagem de teatro, por exemplo. São coisas diferentes. Como stylist, tenho de ter bom senso para não cometer exageros de estilo. Nem apagado e nem exagerado demais. A pessoa precisa passar sua verdadeira imagem. Com os artistas, levo em conta as identificações deles. 

Quem está na moda?
Aquela pessoa com personalidade e não é vítima da moda, que acaba usando o que está na vitrine só porque é bacana. Exemplo: a saia mullet, que é curta na frente e longa atrás. Pessoas pequenas e gordinhas não ficam bem com essa saia. A pessoa precisa usar a moda que cai bem de acordo com o seu biotipo. É preciso se conhecer, se enxergar. E vestir roupas na sua medida.Você poderia dar umas dicas para os leitores?Como disse, sempre use a roupa no tamanho certo. O que acontece muito é que o gordinho usa uma roupa com um manequim maior ou menor. Eu até brinco: “gente, você está embalada a vácuo”. Quem usa um terno com um número menor, fica com ele “sorrindo”. O mesmo acontece com as pessoas magras, que querem parecer maiores. Gordinhos não podem usar listas na horizontal, porque fica com uma aparência maior ainda.

E como usar melhor as cores?
Eu não sou muito fã do preto básico. Gosto de cores. Quem é clara pode optar pelo azul ou verde, que são cores que favorecem. Quem usa o nude ou o rosé pode usar uns acessórios pra não ficar com ar abatido. As pessoas mais morenas e negras ficam bacanas de azul e branco. 
Como você se mantém informada com as novidades da moda?
Muita coisa chega primeiro para mim antes de chegar ao mercado, graças aos meus contatos internacionais. Tenho acesso aos bastidores dos bastidores lá de fora, à moda que ainda vai chegar por aqui. E preciso sempre causar surpresas. A cantora Suelen Santos, que eu visto, está sendo considerada uma das mais bem vestidas no mercado sertanejo. Quando comecei a trabalhar com ela, ela era do axé. Propus começar do zero. Hoje ela é vista como uma mulher chique. 

Imagem é tudo?
Se você começa com uma imagem errada, usando o que está na vitrine e o que o vendedor da loja empurra, você pode acabar ficando brega e cafona. A imagem da pessoa é muito importante. Sua imagem chega antes de você. Você é identificada pela sua imagem. Qualquer pessoa, conhecida ou não, será sempre assim analisada. 
Seus clientes usam roupas de estilistas brasileiros e de fora?
Faço um mix de criadores brasileiros e de fora. Aqui temos muita gente bacana, muitos deles são meus parceiros e que me ajudam muito. E também tenho minhas criações, para homens e mulheres, que estão à venda em meu ateliê.

O que o cliente encontra em seu ateliê?
Moda e acessórios de várias etiquetas, nacionais e importadas. Meu ateliê, que atende com hora marcada, existe há dez anos e estou neste endereço desde 2011. 
Fale um pouco do bazar que você promove desde 2009.
Este ano ele vai até o dia 24 de dezembro. São roupas minhas e de outros criadores. Tem algumas roupas que vieram para alguns artistas e não foram escolhidas. São exclusivas e não existem peças repetidas.  

É caro contratar uma personal stylist?
Digo que é até mais barato contratar uma personal stylist do que um terapeuta (risos). Brincadeira! Mas pode ficar mais barato porque eu reformo as peças, deixo as roupas mais modernas, customizo as peças para o cliente poder usar. Além de ensinar a pessoa a se vestir de acordo com sua personalidade. 
Roupas coringa. Que sugestões você pode dar para ele e para ela?
Para o homem: uma boa camisa branca, boas camisetas, dois bons jeans, um mais claro e um mais escuro. Um terno de qualidade e clássico. Para ela, boas camisas com bom caimento, que vistam bem, de preferência de seda, nas cores branca e preta. Um vestido básico que pode ser azul. Tudo no número correto. Na hora de escolher a roupa, se você está meio deprimida, evite o bege ou cores similares. Opte pelo colorido, que vai cair muito bem e levantar o astral. 

O que você acha da região?
Moro na Raul Pompeia e adoro o bairro. Aqui tem comércio mas mantém aquele toque residencial e tranquilo. 

Qual é a moda da Malena Russo?
Varia de acordo com o meu humor. Se  estou muito feliz, coloco uma estampa.

COMPARTILHE
Artigo anteriorESPECIAL
Próximo artigoO dono do salão

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA