Chuva na horta

0
1169

Foto:

Chuva na horta

Iniciativa de moradores da Pompeia faz solo germinar em terreno baldio.
Uma ideia que surgiu no Facebook deu frutos e se espalhou para a comunidade da Vila Pompeia. O biólogo Paulo Fonseca conseguiu reunir cerca de 150 pessoas, entre moradores do bairro e simpatizantes, para que um terreno degradado entre as ruas Francisco Bayardo e Saramenga acabasse sendo transformado em uma das primeiras hortas comunitárias da região.
Todos os finais de semana, aos domingos, Paulo e mais 40 pessoas, em média, arregaçam as mangas para plantar verduras, frutas, hortaliças, plantas ruderais (comestíveis e resistentes), etc. Tudo começa com um café da manhã solidário, no qual todos trazem comidas e bebidas. “Vemos este processo além da horta: é uma ferramenta de movimentação comunitária para facilitar a articulação entre os vizinhos e as pessoas com ideais parecidos”, declara.
Ele acrescenta que a vida atribulada da cidade faz as pessoas perderem o contato com o campo e com a comunidade, pois elas deixam de cuidar do local onde vivem e não participam de decisões que as ajudariam a melhorar seu bairro como um todo.Paulo diz que a iniciativa de botar a mão na terra já havia partido do consultor comercial Adriano Sampaio. Ele e mais uma pessoa já haviam plantado algumas árvores, mas o local continuava sendo desrespeitado. Muitas pessoas jogavam inservíveis e lixo naquele lugar. Foi então que Paulo e Adriano se conheceram e o movimento tomou uma proporção maior.
“No primeiro encontro que fizemos, há cerca de um mês, conseguimos reunir umas 30 pessoas. Hoje, já no nosso quinto encontro, somos 40 e isso tende a crescer”, ressalta Adriano.
Paulo acrescenta que as pessoas são bem participativas e sugerem atividades, como as oficinas de horta vertical e de compostagem, que já foram realizadas.
Em breve, Paulo, Adriano, a bióloga Ana Terra e a fonoaudióloga Sueli Vieira pretendem realizar um almoço com a produção da horta. “Queremos replicar essa ideia para outras áreas. É incrível como as pessoas se afeiçoam à horta. Todo mundo que vem acaba contribuindo com uma semente, um cuidado”, salienta Ana.
Quem quiser participar e se informar dos próximos encontros e atividades, basta curtir a página do Facebook “Horta Comunitária da Vila Pompeia”. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA