Força feminina

0
1011

Foto:

.

O Muay Thai, uma arte marcial muito procurada por homens, ganha as mulheres.

A mulher que busca no exercício físico mais que emagrecimento encontra no Muay Thai benefícios adicionais, tais como agilidade e concentração. Antes muito procurado por homens que buscavam a defesa pessoal, hoje essa arte marcial de origem tailandesa está ganhando o universo feminino. “Dos alunos que treinam aqui comigo, 70% são mulheres”, diz Mauricio Beretta, professor de Muay Thai da Jump Academia e representante da equipe do Centro de Treinamento Ferreira Muay Thai.
Ele explica que o Muay Thai alia o bem-estar físico com o mental, por conta da filosofia de respeito nascida em seus primórdios. “Existe um conceito errado de que o Muay Thai é um esporte violento e que é praticado por quem quer ganhar uma briga ou ficar mais agressivo. Quem vem com esse intuito para a academia já começa errando feio. O treino traz concentração e foco e prepara a pessoa para enfrentar momentos de crise com calma e tranquilidade.” Além disso, a prática trabalha todos os músculos e consome 1.000 calorias por aula, ajudando também a esculpir o corpo feminino. Mauricio diz que tudo começa com um bom aquecimento aeróbico: “Fazemos uma ginástica livre, usando circuito, step, cama elástica, pilates com bola, depois flexão, abdominal, pula sela, movimentos de animais, entre outros. Visamos um trabalho completo da musculatura. Aqui os alunos impõem o ritmo. Quando eles se sentem preparados, começamos a lutar, usando bastante os braços e as pernas com socos e chutes, sempre com proteção.”
O professor acrescenta que bater nos sacos de areia na aula também alivia o estresse e descarrega as energias negativas. “Podemos evitar muita coisa com o Muay Thai, conseguimos oxigenar a mente e levar esse ensinamento para a vida lá fora”, diz. Alguns equipamentos são essenciais e obrigatórios para a prática do esporte: a faixa protetora para as mãos, luvas de boxe, protetor bucal, para o rosto e para o tórax, capacetes e joelheiras. 
Maurício diz que o esporte traz confiança e autoconhecimento. “A pessoa que briga por brigar não tem confiança em si mesmo. Ela quer provar para ela mesma que pode. Mas, quando aprende a acalmar a mente, consegue enfrentar bem uma situação perigosa, seja na vida ou no tatame. ”

COMPARTILHE
Artigo anteriorEVENTOS 13e
Próximo artigoSaturno em nós

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA