Recém-completado 24 anos, o Memorial da América Latina, busca aumentar o número de visitantes com uma programação mais popular e abrangente, com opções para todos os públicos.
Inaugurado em 1989, o Memorial tem projeto arquitetônico do arquiteto Oscar Niemeyer e foi idealizado pelo antropólogo Darcy Ribeiro com a finalidade de estreitar as relações do Brasil com os países latino-americanos.
Desde março, a Praça Cívica, a partir das 11h, tem recebido nos finais de semana uma grande variedade de eventos. Toda a programação é grátis. Segundo João Batista de Andrade, presidente do Memorial, “queremos que a população ocupe este patrimônio público que é o Memorial. E temos uma ótima programação voltada para as famílias e seus filhos. São palhaços, contação de histórias, pipas, circo, teatro, fanfarras. Além disso, bancas de alimentação, de livros e muito mais”.
Além dos espetáculos circenses, palhaços e brincadeiras, o Memorial, nos finais de semana, tem números de dança, grupos folclóricos e oficinas de brinquedos como pipas, além de parquinho infantil, exibição de filmes sobre temas variados, feira de artesanato e de comidas típicas de países latino-americanos, feira de livros, recreadores, aparelhos de ginástica, mesas para piqueniques e pista de caminhadas para receber um novo público.
Em maio, a programação na Praça Cívica é a seguinte:
• Sábado, dia 25, 12h: Gran Circo América Gelatina; 14h30: Palhaços e brincadeiras; 15h30: Tango Negrito; 16h30: Espetáculo teatral; às 21h: Festival Noturno de Pipas, com distribuição gratuita de pipas, palestra sobre como empinar pipas com segurança, longe de redes elétricas, e revoada educativa.
• Domingo, dia 26, 11h: Circo Paratodos; 14h30; Gran Circo América Gelatina; 16h30: Grupo folclórico latino-americano.
Exposições • Até o dia 2/6, de terça a domingo, das 9 às 18h, o público tem a oportunidade de visitar duas importantes mostras no Memorial. “130 anos do nascimento de Gibran Khalil Gibran”: mostra da obra literária, documentos, cartas, fotografias e objetos do escritor, filósofo, poeta e pintor de origem libanesa autor do livro “O Profeta”, no Salão de Atos Tiradentes. A outra exposição, “Primeiro de Maio”, reúne desenhos, reproduções e mostra coleção de fotografias com imagens de José Roberto Pipper, Egberto Nogueira, Iatã Canabrava, Ricardo Alves, Cristian Sepúlveda, Mayerling Garcia, Flávio Meyer, Renato Stockler e Lívia Buchele. Galeria Marta Traba. Grátis.
Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664
Telefone 3823-4600
www.memorial.org.br