Os refrigerantes estão em todos os lugares, mas é preciso cuidado para não estragar os dentes das crianças.
Eles são gostosos, com vários sabores e embalagens que chamam a atenção de qualquer pessoa. Os refrigerantes contêm uma grande quantidade de açúcar e têm pouco valor nutritivo. Mas crianças e adultos adoram, não é mesmo?
Lembram as cirurgiãs-dentistas e odontopediatras Juliana Rimcha, especializada em ortodontia e ortopedia funcional, e Ligia Akemi que os refrigerantes devem ser evitados. “Água é que mata a sede”, lembra Juliana.
Ambas dizem que refrigerantes devem ser evitados ou substituídos por sucos naturais e água. “As crianças seguem os exemplos dos pais. Que tal os pais trocarem o refrigerante pelos sucos naturais?”, pergunta Ligia.As dentistas relatam que o açúcar dos refrigerantes é excessivo e mesmo as bebidas diets também não são recomendadas. “E quando se junta aos salgadinhos, a combinação fica pior. E são os dentes que sofrem o primeiro ataque do açúcar”, diz Juliana. Além disso, há o problema da obesidade e da pressão alta.
Além dos refrigerantes, as bebidas vendidas em pó também contêm muito açúcar, o vilão que, se não eliminado da boca, pode resultar em uma cárie. “Aí, além da dor que pode vir mais tarde, o custo do tratamento dentário também pode ficar caro. Prevenir é melhor e mais barato”, sugere Ligia.“Consumir refrigerantes com moderação é melhor”, lembra Ligia. Não é o caso de se evitar as festas. E quando consumido, as dentistas recomendam que, assim que for possível, uma boa escovação ajuda a deixar a boca e os dentes limpos.
As bebidas ácidas, naturais ou artificiais, como limão, laranja, maracujá, devem ser eliminadas da boca assim que possível. E dão uma dica preciosa: primeiro, faça um bochecho com água para retirar e neutralizar da boca o máximo de acidez possível. E depois escove os dentes com escova e pasta dental. A visita semestral ao dentista é uma recomendação básica.