Suando|na água

0
1189

Foto:

Suando na água

Dentre os esportes aquáticos, a hidroginástica se destaca pelos inúmeros benefícios a todos.

Ela é democrática, ajuda a gastar calorias e a tonificar os músculos sem traumas nem muita dificuldade e proporciona um tremendo acréscimo na qualidade de vida. Sim, é a hidroginástica, uma atividade física muitas vezes relacionada à terceira idade, mas que pode ser praticada por qualquer pessoa em qualquer etapa de vida.

Dentre os benefícios que traz à saúde estão: melhoria da postura, da capacidade aeróbica e cardiorrespiratória, diminuição de peso, aumento da flexibilidade, resistência e força muscular e favorecimento da circulação sanguínea. Especialistas dizem até que a hidro tem o poder de ajudar os tímidos, pois proporciona uma grande interação entre os praticantes durante as aulas.

Em geral as aulas são bem divertidas, ao som de música, como em uma ginástica no solo ou dança, só que na água. Por não apresentar impacto, evita que o praticante sinta dores, transpire muito ou tenha a sensação de exaustão. Além disso, uma boa aula de hidro ajuda a aliviar as tensões e ainda relaxa a musculatura. Isso acontece porque o peso corporal na água diminui 90%. Gestantes, portadores de deficiência, obesos e acidentados se beneficiam muito dessa prática também. Passados de forma lúdica, os exercícios estimulam e melhoram os níveis de força, ajudando a desenvolver braços, costas, pernas, glúteos e abdome.

Na região, listamos três ótimas academias que oferecem a modalidade. Na Jump, as aulas ocorrem de uma a três vezes por período, de segunda a sábado, com pacotes diferentes no plano mensal, trimestral ou anual. De acordo com o professor de hidroginástica Marcos Espindola, as turmas são bem variadas, com predominância de pessoas com mais de 40 anos. “Tentamos colocar músicas dos anos de 1970, 80 para agradar a todos, mas sempre nos adaptamos aos pedidos dos alunos”, diz. Na CPN as aulas acontecem também de segunda a sábado em diferentes horários. A academia, de Gilberto Antunes, oferece a natação como opção às atividades aquáticas, além de musculação, ginástica e pilates. Na Estilo Livre, além de outras modalidades, como a natação infantil e adulto, musculação, pilates, fitness, ginástica, a hidroginástica tem lugar de destaque. Segundo Márcio Equi, gerente da academia, existem planos diferentes que incluem o esporte, como o Acqua, no qual o aluno ganha também musculação e ginástica. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA