Arigatô, Águia

0
2371

Foto:

Águia de Ouro

A escola de samba da Pompeia busca o campeonato com enredo entre Brasil e Japão.

A promessa do presidente da Águia de Ouro, Sidnei Carriuolo, é “que o carnaval deste ano vai mostrar um Japão moderno, tecnológico e que respeita suas tradições e a vida. Além de mostrar as influências japonesas, como o judô, e as brasileiras, como o futebol e o carnaval”.

O enredo é uma criação dos carnavalescos Cláudio Cebola e Amarildo Mello. Para conhecer melhor as tradições do Japão, Amarildo passou três semanas naquele país asiático. A experiência resultou em incluir nas fantasias e nos carros alegóricos elementos geográficos e tradicionais japoneses.

“Os japoneses gostam tanto do nosso carnaval que existem mais de cem escolas de samba no Japão”, informa o carnavalesco. Em agosto, nos festivais (matsuris) muitas dessas escolas desfilam pelas ruas do país.

A letra do samba-enredo que a Águia de Ouro leva para a avenida é uma criação coletiva de Serginho do Porto, Chanel da Vila, Ivanzinho, Pelezinho Aha e Douglinhas. E a simplicidade e objetividade da letra já foram incorporadas pelos integrantes da escola da Pompeia. 

No desfile deste ano, serão 3.500 componentes distribuídos em 26 alas. O comando da bateria está a cargo do Mestre Juca, que promete uma surpresa para o público. Os carros alegóricos terão telões de led, mangá, aspectos culturais da culinária e das tradições do Japão de hoje, onde a arquitetura futurista se mescla com os templos xintoístas. Por outro lado, estarão presentes os elementos de influência do Brasil no Japão, como o futebol e o carnaval. No último carro, entre outras atrações, haverá uma escultura com mais de dez metros, com a figura do ex-jogador Zico, que se tornou ídolo no país depois de jogar e treinar vários clubes e até a seleção japonesa de futebol. 

A Águia é a sexta escola a desfilar no dia 13/2 (sexta). Os ensaios acontecem nas noites de sexta-feira, a partir das 22h, e domingos, a partir das 20h30. E ainda tem tempo para quem quiser participar do desfile, que vai em busca do campeonato do carnaval de São Paulo. Arigatô, Águia de Ouro!

Águia de Ouro
Av. Presidente Castello Branco, 7.683
Telefone 3872-8262
www.aguiadeouro.com.br
www.facebook.com/aguiadeouro

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA