Sorriso surpresa

0
1842

Foto:

Amigos do Nariz Vermelho

Grupo de atores da Pompeia leva alegria a pacientes adultos das filas de espera do Hospital das Clínicas.

“Tudo isso começou com uma crise de síndrome do pânico que desenvolvi devido ao estresse de trabalhar no mercado financeiro”, declara Giba Rizzo, idealizador da Associação Amigos do Nariz Vermelho. Ele conta que, após se recuperar do estresse, saiu do emprego e foi fazer um curso de palhaço. “Foi aí que descobri o que eu realmente queria para mim. Fiz vários cursos dentro e fora do país e hoje sou palhaço, improvisador, professor e palestrante.”

E Giba trabalha duro para levar um alento a quem precisa, seja na faculdade ou na fila de espera do Hospital das Clínicas (HC). Como professor e palestrante, Giba ministra aulas para turmas de marketing tanto da Fundação Armando Álvares Penteado quanto da Fundação Getúlio Vargas. “Esse trabalho específico consiste em levar aos alunos da área o conceito de improvisação e a linguagem do clown, e trabalhar o espírito de equipe, a liderança e o desapego de ideias”, diz.

Já como ator, palhaço e improvisador, além de cuidar da Rizzo Produções (empresa de produções artísticas), Giba administra um grupo de palhaços voluntários que todas as quintas-feiras percorre as muitas alas do HC, interagindo com os pacientes que ficam nas filas de espera para tratamento ou consulta. “Trabalhamos em dupla, com textos e esquetes ensaiadas, mas também improvisamos quando esbarramos com outros palhaços do grupo”, explica.

Seu personagem, o palhaço Osório, já vivenciou muitos momentos bons no HC. Tanto que tem paciente que só quer voltar na consulta médica às quintas-feiras. “A maioria que está nas filas interage conosco com bom humor e alegria, abrindo um enorme sorriso e até participando ativamente de nossas intervenções, cantando, dançando, conversando. Alguns médicos já relataram até uma visível queda do estresse dos pacientes na hora da consulta após a encenação.”

Atualmente, o grupo segue com seu trabalho social, ensaiando as esquetes todas as segundas-feiras à noite na sede da Pompeia, buscando novos integrantes e também patrocínio.

Amigos do Nariz Vermelho
Telefone 3862-6191 e 4562-5171
www.amigosdonarizvermelho.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA