Bahia de todos os pratos

0
3409

Foto: Divulgação

Divulgação
Carne de fumeiro, uma das especialidades do SSA Restaurante

Acarajé, abará, vatapá, caruru, moquecas e outros pratos nos remetem à Bahia neste novo restaurante de Perdizes.

meio-abara-e-meio-acaraje
Abará e vatapá, entrada que não pode faltar (Fotos/Tiago Gonçalves)

O novo restaurante SSA Sabor e Chamego abriu suas portas na primeira semana de setembro. Criação dos sócios Cezar Vieira e Luis Fernando, ambos sempre gostaram de cozinhar para a família e amigos. Cezar veio da área de administração e marketing e Luis Fernando tem experiência em outros restaurantes. A sociedade surgiu “do incentivo dos amigos, e foi isso nos animou a abrir nosso restaurante”, explica Cezar, pernambucano de Recife, mas que se tornou “baiano” pelos anos que viveu em Salvador.

ssc-restaurante-baino21-dpp-out-tg
Cezar e Luis Fernando, os sócios do SSA

SSA, o nome escolhido para esta casa, foi inspirado nas iniciais do aeroporto de Salvador na aviação civil. E sobre sua especialidade, “a cozinha baiana é extremamente simples e peculiar”, define Cezar, “e nesta simplicidade é que se concentra a perfeição. Quem conhece, sabe distinguir.”

carne-de-sol-com-cebola
Carne de sol acebolada.

Ocupando uma esquina, tem as famosas fitinhas coloridas do Senhor do Bonfim enfeitando os corrimões da escada da entrada. Quando a porta de aço está fechada, uma baiana estilizada decora e sinaliza que ali a Bahia tem um representante, meu rei! O salão é relativamente pequeno e simples. Fotos do Recôncavo Baiano completam a decoração.

Os pratos que o SSA oferece em seu cardápio, vêm de receitas tradicionais da família do sócio Luis. “A mãe dele esteve aqui conosco dando uma assessoria e contando alguns segredinhos”, diz Cezar. A matéria-prima, azeite de dendê, farinhas e outros ingredientes para os pratos são adquiridos aqui em São Paulo, exceto o camarão seco que integra vários pratos como o acarajé e o abará, “ele vem do Recôncavo onde os produtores têm uma técnica especial e tradicional”, lembra.

ssa-rest-baiano-tg-8
Moqueca de frutos do mar.

Do cardápio, Cezar destaca a moqueca “para duas pessoas” de pescados e frutos do mar, assim como polvo na chapa, bobó de camarão, carne de sol (preparada na casa) com mandioca e servida na chapa de ferro. Nas quartas-feiras e sábados, o restaurante tem a feijoada de frutos do mar, o fumeiro (carne suína), acompanhamentos como diferencial. De entrada, Cezar sugere o acarajé ou abará de entrada, entre outras iguarias.

Por enquanto, o SSA abre para o jantar, de terça a sexta a partir das 18h, e para o almoço nos finais de semana e feriados.

SSA Sabor e Chamego, Rua Diana, 946, Perdizes, Telefone 3803-8454,
www.facebook.com/SSA-Restaurante

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA