Desvendando a mente humana

0
2283

Centro de formação do bairro oferece encontros, palestras e cursos para psicanalistas e interessados em saúde mental. Acompanhe.

Há 15 anos atuando em Campinas, interior do estado de São Paulo, o Centro de Formação em Psicanálise Clínica, que é uma escola de formação para profissionais, abriu um novo espaço na cidade de São Paulo em 2009, data na qual a equipe montou sua 1ª turma em um auditório da Avenida Angélica e, posteriormente, foram para a Vésper, na Vila Madalena. Naquela época, havia ainda um consultório que operava separadamente, na Rua Cotoxó. Foi somente em 2011 que os profissionais do Centro unificaram as duas atividades na capital paulista em sua sede atual, situada na Rua Padre Chico, 645.

Hoje, só na cidade de São Paulo, conta com mais de 200 alunos formados e outros 100 em fase de formação. “Todos os alunos, além da formação teórica promovida pela escola, passam pela formação prática, atendendo gratuitamente pessoas da comunidade que se inscrevem em busca de terapia. De tempos em tempos, abrimos novas turmas e, para tal, aulas inaugurais são disponibilizadas aos interessados, com temas da atualidade, como autoestima, psicossomática, influências do Édipo em nossas vidas e escolhas, etc.”, revelam os diretores da escola.

O Centro também promove encontros, palestras e cursos relativos a temas afins, incluindo: individuação, em que aprendem a conviver com as próprias imperfeições; acesso direto ao inconsciente, com técnicas que permitem a identificação de traumas profundos e de crenças ruins, com objetivo de mudar estas percepções; encontros para discutir abordagens de tratamento para dependentes químicos; etc.

Para ingressar nessa escola de formação psicanalítica é necessário que o aluno tenha feito curso superior e tenha condições de ser um futuro terapeuta, algo que é avaliado tanto em entrevistas quanto através do seu processo de formação, com o rigor necessário para que o futuro profissional tenha os pré-requisitos morais e condições de atender, de maneira ética e responsável, seus futuros pacientes.

Para quem não possui formação acadêmica, mas se interessa pelos temas desenvolvidos pela escola, existem as aulas inaugurais, que são abertas ao público em geral. “Estimulamos nossos alunos e ex-alunos a frequentarem a escola, com várias atividades próprias ao saber e ao exercício da profissão, enfatizando a troca de experiências. Assim, muitos continuam clinicando tanto em nossas salas, quanto em espaços relativamente próximos daqui”, finalizam os diretores. (ND)

Centro de Formação em Psicanálise Clínica
Rua Padre Chico, 645
Telefone 3675-2986
centrodepsicanalise.com.br
www.facebook.com/centrodeformacaoempsicanaliseclinica

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA