Importante ligação viária

0
1006

A avenida Sumaré liga o bairro da Barra Funda à Zona Sul, entre os bairros de Perdizes e da Pompéia. É uma das principais vias da Região Oeste e da malha viária do conturbado trânsito de São Paulo.
Sumaré vem do tupi guarani. É nome de uma orquídea selvagem da qual se extrai um visgo usado na fabricação de instrumentos de corda, também conhecida como bisturi-do-mato ou rabo-de-tatu. Como esse tipo de orquídea existia em quantidade nas matas paulistanas, o nome foi dado à nova via pelos donos do loteamento do bairro do Sumaré.
Até os anos 40, era ocupada por chácaras de flores e campos de futebol. Pelo vale, corria o córrego Água Branca, afluente do rio Tietê. Nos dias de chuva intensa, era comum alagar a parte onde hoje a Sumaré se encontra com a rua Turiassu. Mesmo depois de canalizado, o córrego Água Branca ainda causava enxurradas e muitos incômodos aos moradores da região.
Em1965, o brigadeiro Faria Lima, então prefeito de São Paulo, colocou abaixo os antigos casarões da Turiassu e, quatro anos depois, inaugurava a avenida, com duas pistas largas e canteiro central gramado com 10m de extensão, calçadas largas em todos os seus 2,5 km de extensão.
Durante os anos 70, havia em sua extensão muitas lojas com comércio voltado aos automóveis, borracharias, postos de gasolina e oficinas mecânicas. Nesta época, foi feita a ligação com a rua Henrique Schaumann que ganhou o nome de avenida Paulo VI em homenagem ao papa que morreu em 1978.
A Sumaré ganhou inúmeros condomínios verticais e um comércio mais sofisticado, com agências de automóveis, agências bancárias, bufês infantis e restaurantes variados. Os usuários dos cafés e sorveterias nos finais de semana e dias de calor causam alguns pontos de engarrafamento em alguns trechos. Recentemente, foi implantada uma faixa especial aos motociclistas.
São muitos os moradores que a utilizam como área de lazer para a prática de cooper e caminhadas. Sobre a possível implantação de uma faixa exclusiva para ônibus a subprefeita da Lapa, Luiza Nagib Eluf foi taxativa: “Enquanto eu estiver à frente da Subprefeitura, nenhum corredor será implantado na Sumaré”. O que está previsto é uma remodelação do canteiro central, com nova pista de corrida.

Fonte: www.vivasp.com

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA