Pelo bem das crianças

0
1183

Há mais de 40 anos, o Centro Social Paroquial São Geraldo atende crianças e jovens de dois a 15 anos de idade. São filhos de mães que trabalham na região e que ficam na creche, e meninos e meninas que, no horário em que não estão na escola, ficam no Centro.
Segundo Helena Marques da Silva Toffoli, diretora da entidade, atualmente são atendidas 160 crianças. Na creche, as crianças de dois a quadro anos recebem cuidados, alimentação, assistência médica e participam de várias atividades. Os mais velhos também recebem estes benefícios, mas a freqüência escolar é indispensável para que eles se inscrevam no Centro Social. Eles têm, entre as atividades, reforço escolar, aulas de inglês e artesanato. “Procuramos dar uma formação integral para eles, não só a parte pedagógica. A nossa intenção é formar estas crianças para o mundo de hoje. E como se forma uma criança para o mundo que está aí? Primeiro temos que dar a ela a possibilidade de perceber que são pessoas. É preciso valorizar a própria criança e a importância dos outros. A segunda coisa é criar condições para essa criança assumir, mais tarde, o seu papel de cidadão, desenvolver o senso de cidadania, de pertença. E também trabalhar os valores que são importantes para uma vida humana dignificada. E a dignidade exige duas coisas: o cumprimento dos seus direitos, mas também das suas obrigações”, diz Helena.
Outra atividade do Centro Social é levar as crianças para visitar exposições, teatros e museus, por exemplo. “Procuramos levar os maiores para ver exposições de arte para que eles percebam que é possível eles fazerem isso, vai depender do esforço deles. Eles já viram Manet, Monet, Renoir…”. Helena acrescenta: “O mais importante é que eles saiam daqui, não digo totalmente formados, mas que comecem a adquirir uma consciência crítica para que possam saber escolher o que é melhor para eles. Vivemos em uma sociedade muito massificada. Se não tivermos um pouco de percepção, vamos na onda. Trabalhamos com eles a questão do consumismo. Eles precisam aprender a conviver com isso”.

Voluntariado

Entretanto, para conseguir realizar esses passeios, o Centro conta com apoio de voluntários, doação de ingressos, etc. “Temos um convênio com a prefeitura, com a Secretaria de Educação e a de Assistência Social para manter o Centro. Para fazer essas atividades extras é preciso ter recursos. Aceitamos doações e trabalho voluntário. Temos estagiários da Faculdade Santa Marcelina, voluntário que dá aulas de música, de artesanato”, observa.
O Centro também presta atendimento as famílias das crianças. “Uma assistente social vem aqui uma vez por mês”, lembra Helena, acrescentando que também há um trabalho de prevenção da saúde bucal feito com as crianças.
O objetivo final deste trabalho, como diz Helena, é contribuir para formar cidadãos. “O nosso trabalho fundamental é, primeiro, respeitar essas crianças. E o respeito está baseado no amor. É um trabalho compensatório, que procuramos fazer com muita seriedade”.
O Centro Social Paróquia São Geraldo precisa da contribuição da comunidade, o que vai além de recursos financeiros e materiais. Eles precisam da ajuda de voluntários para que possam dar as crianças e jovens novas oportunidades de vida e de relacionamento humano.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA