Respeito com seus limites

0
1519

Foto:

Dr. Ricardo Munis Nahas

Atualmente, muito se fala em Medicina do Esporte, dando a impressão que essa modalidade é nova na área da Saúde. Outro detalhe que confundem é achar que, quem pratica a Medicina do Esporte e do Exercício são médicos ortopedistas que geralmente estão ligados a clubes de futebol.
Na verdade, a Medicina do Esporte é uma especialização criada em 1939 com o objetivo de supervisionar os exercícios físicos ministrados nas escolas do país, segundo Ricardo Munis Nahas, médico formado pela Escola Paulista de Medicina, e diretor do IME – Instituto de Medicina do Esporte, em Perdizes, uma clínica de médicos especializados nessa área.
Com o foco voltado para os problemas relacionados às atividades físicas de atletas com alto desempenho esportivo, os profissionais especialistas são essenciais para a condução de uma prática física bem orientada e com capacidade de melhorar o rendimento do atleta.
O esporte competitivo, como se sabe, faz exigências que levam o esportista até o limite de sua capacidade motora. O excesso de treinamento muitas vezes causa problemas de saúde, como desgastes de articulações, tendinites ou fraturas por estresses, comuns em atletas que praticam esportes de alta intensidade, segundo Nahas.
O desenvolvimento da especialidade tem como diminuir as lesões fazendo um trabalho de orientação, correção e identificação do esporte mais apropriado à estrutura do indivíduo. As novas tecnologias aplicadas na medicina ajudam a reconhecer, desde cedo, essas aptidões, evitando escolhas erradas baseadas em outros valores, como a visibilidade de certos esportes ou mesmo o status financeiro que certas modalidades esportivas proporcionam ao atleta.
O Instituto IME recebe pacientes que necessitam orientação especializada e reconhecimento do biótipo, cujo tratamento inclui o trabalho não apenas de um profissional, mas de uma equipe multidisciplinar que envolve fisioterapeutas, ortopedistas, nutricionistas, psicólogos, entre outros especialistas.
O conselho do médico do Instituto IME é para que as pessoas incorporem ao seu cotidiano atividades físicas regulares, adequados à estrutura e respeitando a carga genetica, a altura, o seu peso e as habilidades específicas que cada pessoa apresenta.

IME – Instituto de Medicina do Esporte
Praça Tomás Morus, 192, Perdizes
Telefone 3862-4419
www.ortoime.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA