Cordas do bem

0
1785

Foto:

Desde agosto de 2012, Bianca Corocine já ganhou força no quadril e nas pernas com o Método Therasuit

Método desenvolvido nos Estados Unidos beneficia pacientes portadores de distúrbios neurológicos, como paralisia cerebral.

O Método Therasuit, desenvolvido pelos fisioterapeutas Izabela e Richard Koscielny, é uma grande conquista para as crianças com necessidades especiais, principalmente as portadoras de paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento motor, Síndrome de Down, entre outros distúrbios neurológicos (doenças que afetam o cérebro, medula e nervos), e também para adultos com sequelas decorrentes principalmente de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e traumatismo craniano. Os terapeutas, pais de uma menina portadora de paralisia cerebral, após anos de estudo, patentearam o método em 2001 nos Estados Unidos e hoje seguem oferecendo treinamentos, cursos de educação continuada, consultas e equipamentos para profissionais de todo o mundo.

No Brasil, somente algumas clínicas oferecem o Método Therasuit a seus pacientes. É o caso do Espaço Sete. Além de oferecer tratamentos não cirúrgicos para hérnia de disco e lesões na coluna, terapia manual para osteopatia e pilates, disponibiliza também uma estrutura especial com o equipamento completo Therasuit, composto por uma gaiola de exercícios, balanço sensorial, cordas elásticas, bolas de pilates, roupa especial, cintos, esteira, polias, pesos, entre muitos outros itens. Sobre a roupa especificamente, a fisioterapeuta Carla Zanardi conta que ela começou a ser desenvolvida para tratamento de pessoas com necessidades especiais a partir das vestes dos astronautas, chamadas de Penguin Suit. “Pesquisadores perceberam que os astronautas que não faziam o uso da Penguin Suit, após retornarem do espaço, apresentavam instabilidade postural semelhante à da criança com paralisia cerebral. A veste adaptada, presa por cordas na gaiola, faz com que a coluna vertebral fique estabilizada e alinhada adequadamente para a realização dos exercícios”, explica.

Carla acrescenta que o principal objetivo do Therasuit é melhorar e mudar a pressão das articulações, ligamentos e músculos, reduzir reflexos inapropriados, restaurar padrões corretos de movimentos e aumentar o tônus muscular. “Trabalhamos o fortalecimento gradual da criança ou do adulto, adaptando e inserindo exercícios conforme o paciente vai evoluindo, sempre de acordo com seu protocolo”, finaliza.

Espaço Sete
Rua Capital Federal, 160, Sumaré
Telefone 3895-9362
www.espacosete.com

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA