As Copas segundo o mestre

0
1329

Foto:

Orlando Duarte cobriu 14 Copas e dez Olimpíadas e escreveu 32 livros

Morador de Perdizes há muitos anos, nesta entrevista exclusiva ele fala de seu livro, das chances do Brasil na Copa de 2014, sobre a melhor seleção brasileira de todos os tempos e quem deve ser o craque da Copa.

O que vamos encontrar em seu livro?
Ele não é uma sequência de clichês, trará alguns, é claro, não posso evitar, mas mostrará muitas historietas resgatadas da memória de minha carreira de jornalista esportista ou de livros de pesquisadores sérios. Ao fim da última página, o leitor estará mais preparado para o Mundial. Talvez até melhor que a nossa seleção.

Das 14 Copas que cobriu, qual foi a mais emocionante?
Sem dúvida, a da Suécia em 1958. O Brasil vinha de dois fracassos, em 1950 e 1954. Foi na Suécia que o mundo conheceu gênios do futebol como Pelé, Zito, Nilton Santos e outros craques.

Qual seria a sua seleção de todos os tempos?
O time que ganhou a Copa de 1958. Evidentemente, outros jogadores de outras épocas poderiam ser incluídos, mas aquela foi a melhor reunião.

Qual foi sua primeira Copa?
Aqui no Brasil, em 1950. Não fui na de 1954, na Suíça. Em 1958, fui cobrir pela Fundação Cásper Líbero, e foi uma grande oportunidade profissional. E estarei na próxima, aqui no Brasil.

Alguma lembrança triste?
Em 1982, o Brasil deveria ter jogado de acordo com a regra e garantir o resultado. Mas o Telê sempre comandou equipes que tinham no ataque sua principal caraterística.

Para você, quem foram os melhores técnicos da seleção brasileira? 
O Telê Santana foi muito bom. O Vicente Fiola foi maravilhoso e o Felipe Scolari é ótimo.

O Scolari é o técnico ideal para 2014?
Sim. Ele é campeão do mundo e junto com Carlos Alberto Parreira tem experiência e isso é muito importante para formar um grande time. Eles estão no bom caminho e o Scolari só errou ao antecipar a convocação do goleiro Julio César. Hoje, temos grandes goleiros e até os mais velhos, caso do Rogério Ceni e do Dida, têm nível de seleção. Agora se o Scolari vai ganhar a Copa, isso eu não sei.

O Brasil vai continuar a exportar seus melhores jogadores?
Algumas propostas não cabem discussão. Mesmo com o clubes europeus quase falidos, os europeus têm dinheiro para gastar. Falta aos clubes brasileiros marketing. Clubes como o Corinthians e Flamengo, com milhões de torcedores, não usam esse potencial em benefício próprio. Alguns dirigentes estão interessados em organizar nada. 

Os clubes brasileiros deveriam receber incentivos fiscais?
Os clubes pagam os impostos mas deveriam ter tarifas minimizadas e serem sujeitos a inspeção de seus custos. Na Itália, os clubes não contratam se não têm dinheiro.
 
Faremos uma boa Copa do Mundo?
Estou otimista e temos condições de fazer uma boa Copa aqui em casa. Se a África do Sul fez, por que não nós?

O Brasil é o favorito para erguer a taça?
Sim, é claro. Jogando em casa e para sua torcida é franco favorito.

Devemos temer a Argentina?
Os argentinos com Messi e companhia são fortes. Mas assim como nós, eles passam por uma crise financeira e isso reflete no futebol.

Qual jogador deve “arrebentar” em 2014?
Acho que será o Neymar. Mas isso a gente só vai ver na hora.

Qual a razão da popularidade do futebol aqui no Brasil e no mundo?
É o esporte mais popular de todo o mundo porque é simples. Você junta três, quatro pessoas, monta um gol com latinhas, pedras ou qualquer outra coisa e pode se divertir. E toda a família pode jogar.
 
Nosso calendário está errado?
Nosso calendário deve ser remodelado e se adequar aos torneios da Fifa. Precisamos ter um bom campeonato brasileiro, e os regionais, como o paulista, o carioca, o mineiro. A rivalidade entre Rio e São Paulo é boa. 

Faremos uma boa Olimpíada em 2016?
Na infraestrutura ainda falta concluir algumas coisas, mas vai sair. O mais complicado é formar atletas. Afinal, o mundo todo quer ganhar medalhas. Em Moscou [1980], os soviéticos fizeram de tudo para ganhar tudo e não conseguiram. Precisamos investir nas bases não só para a de 2016, mas para o futuro. Precisamos buscar fora técnicos que tenham experiência e possam formar nossos atletas. 

Os governos usam o esporte para tirar proveito?
Todos os governos e políticos sempre que podem tiram proveito do futebol e de outros esportes. Aqui e no mundo todo.

Você mora em Perdizes desde quando?
Já há algum tempo. Morei na rua Cayowaá. Gosto muito do bairro, tem muitas coisas pra fazer.

Já está escrevendo outro livro? Qual será o tema?
Será sobre Olimpíadas e deverá ser lançado em 2014. Estou escrevendo ele na minha [máquina de escrever] Olivetti, que não dá problemas e posso escrever onde e quando eu quiser. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA