Cuidado bem-vindo

0
1279

Foto:

Centro Dermatológico Giovanni Bojanini

A queda de cabelos e a calvície atingem boa parte da população mundial. 

Por essa razão, consultar um médico dermatologista é o principal passo para um tratamento seguro. É comum ouvir homens e mulheres reclamarem da perda de cabelos ou da qualidade dos novos fios que nascem e comprometem sua aparência e autoestima. A medicina, entretanto, está atenta, procurando novos medicamentos e tratamentos para esses problemas. Especificamente para as doenças e afecções dos cabelos, pelos e couro cabeludo, existe uma área de estudo da dermatologia chamada de tricologia.

Dentro dessa área, há uma lista de doenças relacionadas, como: alopecias, alteração dos cabelos, dermatite seborreica (caspa), micoses, etc. A alopecia androgenética, conhecida mais comumente como calvície, por exemplo, está ligada à queda excessiva de cabelos e envolve fatores de ordem genética e hormonal (andrógenos). De acordo com a Dra. Livia de Andrade Bessa, médica dermatologista do Centro Dermatológico Giovanni Bojanini, “a característica da alopecia androgenética é o afinamento dos fios (os fios terminais pigmentados começam a ser substituídos por fios velos/finos e menos pigmentados) conhecidos como miniaturização. 
A conduta terapêutica depende do padrão e grau de acometimento. São utilizados medicamentos tópicos (loções e xampus), sistêmicos (medicações administradas via oral) e locais (mesoterapia). A mesoterapia consiste em aplicações de ativos (medicação) por meio de pequenas injeções intradérmicas diretamente no couro cabeludo”.

A dra. Livia acrescenta que o tratamento sempre dependerá do diagnóstico da doença. “No caso da alopecia androgenética, por ser uma patologia crônica, é indicado um acompanhamento contínuo com consultas periódicas. Essa doença específica afeta homens e mulheres, porém é mais comum em homens. Há uma herança genética envolvida, portanto, é comum haver alguém na família com o mesmo ‘problema’, porém pode ocorrer sem casos familiares também.”

Além dos cabelos, outras áreas pilosas, como sobrancelha e barba, por exemplo, podem ser acometidas por doenças específicas, por isso o importante é sempre se consultar com um médico dermatologista, que é o profissional capacitado para realizar o diagnóstico e tratamento adequados e eficazes para cada caso. Para verificar se o profissional é realmente médico e qual sua área de atuação. Uma boa dica é consultar o site do Conselho Regional de Medicina, que no Estado de São Paulo é o www.cremesp.org.br/ 

Centro Dermatológico Giovanni Bojanini
Avenida Doutor Arnaldo, 1.887
Telefone 2628-8500
www.giovannibojanini.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA