A nova sede do Colégio Renascença

0
3194

Fundado em 1922 por imigrantes vindos da Europa Oriental, o Colégio Renascença, a partir de janeiro de 2018, troca Santa Cecília por uma nova e moderna sede na Barra Funda.
O Renascença é um colégio filantrópico mantido pela comunidade judaica. Busca além da excelência acadêmica, a vivência dos valores, culturas e tradições judaicas a modernidade. Dos atuais 900 alunos em 2017, o Rena, assim chamado carinhosamente por alunos e professores, poderá receber até 1.200 alunos a partir de 2018, em seus 18 mil m² de área construída e 4 mil m² de área verde no projeto do escritório de arquitetura Jonas Birger.
_DSC1869_previewO colégio tem cursos de educação infantil, fundamental 1 e 2, ensino médio, cursos optativos e regime integral. Seu diferencial é seguir as tradições judaicas e por esse motivo é opção da comunidade. Mas não impede que alunos de outros credos possam aqui estudar. As aulas têm início em 29 de janeiro.

Segundo o diretor geral, professor João Carlos Martins, a nova sede surgiu de uma necessidade. “Começamos no Bom Retiro e viemos a 40 anos para Santa Cecília. Para fazer as reformas necessárias seria difícil e muito caro. Preferimos ousar e partir do zero em um novo campus.”
Prof.Joao Carlos Martins-Div-FB2Há 95 anos em atividade, a nova sede do colégio tem como principal catalisador a necessidade de adequar as necessidades pedagógicas a um novo espaço físico pensado especialmente para o modelo de ensino da instituição, que envolve colaboração e investigação, ancorado em memória, identidade e tradições judaicas.

A nova sede, ocupa a área onde o foi estacionamento do PlayCenter. Além de modernas salas de aulas com lousas digitais, tem laboratórios, estúdio com impressoras 3D, robótica, videomaker, biblioteca, ginásio poliesportivo, quadras esportivas,  refeitório e lanchonete com alimentação kasher, estacionamento para 200 veículos, segurança e wi-fi. Um dos pontos marcantes é o teatro de 400 lugares e a sinagoga, em um mesmo local, que atenderá a comunidade, com celebrações como casamentos e festas como Bar/Bat Mitzvá.

Um dos diferenciais do colégio é o programa Marcha da Vida para os alunos do 2º ano do ensino médio em diante. Trata-se de uma jornada pela história contemporânea do povo judeu, com visitas aos campos de concentração de Auschwitz e Kirkenau, no sul da Polônia e a viagem segue até Israel onde os alunos visitam Jerusalém e a capital Telaviv.

Renascenca-FB2“Acreditamos que o aprendizado é colaborativo e que os alunos devem ser ativos e engajados com as propostas de aulas que, neste ambiente, permitirá adquirirem conteúdos e ferramentas digitais para a exploração das diferentes áreas do conhecimento”, finaliza João Carlos.

Colégio Renascença, Rua Inhaúma, 315, Barra Funda, Telefone 3824-0788, www.renascenca.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA