Põe a boca no trombone!

0
1732

Foto: Divulgação

Divulgação
Toccata: escola de música e orquestra para eventos

Para o músico e maestro José Robson Ungaretti, dono da Academia de Música Toccata, aprender a tocar requer uma boa avaliação inicial para direcionar o aluno ao instrumento certo.

Divulgação
Toccata é escola de música e tem orquestra para eventos.

Com certeza, em alguma fase da sua vida, bateu aquela vontade de aprender a tocar um instrumento musical ou de soltar a voz e cantar. E aí você deve ter se perguntado: mas será que eu tenho talento prá isso? O músico e maestro José Robson Ungaretti, que atua no ramo há mais de 30 anos, afirma que, quando essa vontade aflora, ter aptidão musical conta sim. Mas tão importante quanto o talento nato, para se tornar um bom músico ou cantor é preciso ser encorajado a experimentar antes de definir por onde quer seguir. “Muito garoto quer aprender guitarra porque é moda e acaba não se dando bem, mas, se bem orientado por um professor, descobre, por exemplo, que se afina melhor com um saxofone ou, se estimulado a usar a voz enquanto aprende a tocar, que tem potencial para o canto”, explica. “Dessa forma, com o estímulo certo, ele consegue descobrir sua vocação dentro da música”.

A paixão por potencializar talentos musicais fez Ungaretti acalentar, durante muitos anos, o sonho de abrir uma escola de música. Primeiro, em 1992, ele e a esposa, Maria de Lourdes de Salvo, fundaram a Toccata Coral e Orquestra, que se transformou em um dos nomes mais requisitados para casamentos em São Paulo, possuindo como diferencial um time de profissionais de primeira linha, vindos da OSESP, Jazz Sinfônica e Coral Paulistano. Finalmente, no início deste ano, a casa que abriga a Toccata, na Pompeia, foi transformada em escola de música e canto.

Casa e Escritório - Toccata 6

Ungaretti explica que quem procura a academia não precisa saber exatamente o que quer aprender. “Nosso trabalho envolve orientação e feeling. Quando o aluno chega aqui e diz ter vontade de tocar mas não sabe o quê, nós começamos apresentando a ele um instrumento de cada vez, até descobrirmos para qual deles ele tem aptidão. A mesma coisa acontece no caso do aluno que quer aprender canto: primeiro apresentamos as várias opções para que ele defina, com a orientação do professor, o que vai seguir”.

Esse minucioso trabalho de orientação busca, acima de tudo, “ensinar o aluno a ouvir”. A atração pelo som de um instrumento, ensina Ungaretti, é um passo importante para que ele defina o que vai seguir. Para facilitar essa busca, a escola usa, inclusive, recursos audiovisuais, apresentando vídeos do YouTube, por exemplo. As aulas são personalizadas e respeitam o desenvolvimento de cada aluno. A academia oferece cursos para todas as idades, desde inicialização musical para bebês até aulas para terceira idade. “O talento musical não tem um tempo certo para aflorar, pode acontecer em qualquer fase da vida”, afirma o maestro. (Lúcia Oliveira)

Academia de Música Toccata, Avenida Pompeia, 2.018, Pompeia, Telefones 3023-4292 e 97655-3420, www.toccata.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA