UBS Jardim Vera Cruz troca gestores e moradores reclamam

0
4280

Foto: Gerson Azevedo

Gerson Azevedo
UBS Jardim Vera Cruz, em Perdizes

A prefeitura trocou a gestão da UBS Jardim Vera Cruz em Perdizes pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Saúde da Família e os moradores não gostaram.

Ao contrário do que acontece geralmente, as pessoas que usam os serviços oferecidos pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Vera Cruz, em Perdizes, estavam satisfeitos com o atendimento por parte dos médicos e funcionários. Reclamavam da necessidade de mais funcionários administrativos, chamados Assistentes de Gestão de Políticas Públicas (AGPPs), para a demanda da UBS. Alguns servidores se aposentaram e não foram repostos pela Secretaria da Saúde. Mas no dia 31 de julho, ficaram sabendo pelo Diário Oficial do município, sobre a troca de gestor. Inconformado, os moradores fizeram um abaixo-assinado, com mais de mil assinaturas contra a troca de gestão.

A Supervisão Técnica de Saúde Lapa/Pinheiros, responsável por esta UBS e de mais 37 unidades, informou que a demanda necessária para cobrir essas UBS seria de 104 funcionários e tem apenas 38 AGPPs a disposição. O morador José Antonio Zagato, membro do Conselho Gestor de Saúde, em depoimento na audiência pública em 8 de agosto, na Câmara dos Vereadores disse que “A Secretaria da Saúde não consultou o Conselho Gestor sobre a mudança e não faz uma fiscalização eficiente ao serviço prestado pelas OSS. Os funcionários da OS podem ser demitidos a qualquer hora e não têm liberdade para criticar seus superiores, por exemplo”. Cita que já buscou atendimento na unidade de saúde e foi bem atendido.

A UBS Jardim Vera Cruz tem além do atendimento de médicos, vacinação, e grupos de moradores que fazem várias atividades como fisioterapia, acupuntura, ginástica, homeopatia e 14 grupos que prestam atendimento às pessoas com mais de 60 anos. Eles temem que esses serviços sejam descontinuados pela OS.

Moradores e pacientes da UBS na Audiência Pública na Câmara (Foto/Gerson Azevedo)
Moradores e pacientes da UBS na Audiência Pública na Câmara (Foto/Gerson Azevedo)
Na audiência pública da Comissão de Saúde, no dia 8 de agosto e presidida pela vereadora Edir Sales (PSD), os moradores da UBS Jardim Vera Cruz levaram suas reclamações contra a troca da gestão para os vereadores. Na ocasião, o vereador Celso Giannazi (PSOL) lembrou que a “A UBS é um exemplo a ser seguido e se tornou um exemplo. Atende cerca de 500 pessoas por dia. Que a troca não teve discussão com os usuários e é mais um passo da administração do prefeito Bruno Covas em direção à privatização da saúde na cidade!”.

Por outro lado, a Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Oeste esclarece que a UBS Vera Cruz conta com 48 servidores da Administração Direta, sendo 11 médicos. Todos irão continuar trabalhando e realizando suas atividades normalmente na Unidade e com os direitos garantidos. 

A UBS passa a ser administrada pela organização social Associação Saúde da Família com o objetivo de melhorar o atendimento. (Gerson Azevedo)

UBS Jardim Vera Cruz, Rua Saramenha, 60, Perdizes

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA