A Casa da Colina

0
1243

Foto:

A casa foi toda restaurada

O único museu biográfico de São Paulo foi reaberto ao publico após quatro anos fechado para obras de adequação e redefinição visual do local. Funcionando na antiga residência do poeta, tradutor, jornalista, crítico e advogado Guilherme de Almeida, a casa-museu reúne cerca de 15.300 itens, que incluem pinturas, mobiliário original, livros, fotografias e esculturas de renomados artistas como Anita Malfatti, Di Cavalcanti e Victor Brecheret. Sob a responsabilidade da Secretaria da Cultura do Estado, a reforma deu destaque ao acervo em harmonia entre obras e arquitetura, que imprimiu ao lugar a sensação de que tudo ali, faz a vida pulsar calorosamente.
Por quase três décadas, Guilherme de Almeida e a mulher Baby residiram na casa que foi reduto intelectual de personagens importantes da nossa história cultural. Por lá passaram Oswald e Mario de Andrade, Tarsila do Amaral, Lasar Segall, e outros tantos pensantes daquela época, conferidos nos presentes, dedicatórias e bilhetes cuidadosamente acomodados pela residência.
Entre as esculturas que fazem parte do acervo do museu, há na sala principal uma de bronze feita por Brecheret, sob o título de Sóror Dolorosa, mesmo nome de um poema de Guilherme, e uma cabeça de Baby de Almeida, em bronze, do escultor suíço William Zadig. Além disso, duas grandes telas a óleo de Lasar Segall retratando o casal, feitas em 1924.
Transformar a moradia em um museu e conservá-la originalmente como o casal a deixou faz o clima familiar residir em cada obra de arte, móveis, ambientes ou objetos de adorno. A atmosfera do local é diferente da maioria dos museus – o aspecto de que tudo permanece estático no tempo não existe na Casa.
Chamada pelo poeta de Casa da Colina, o museu está aberto para visitas às quartas, sextas e sábados, das 10 às 17h, e as visitas agendadas ocorrem às terças e quintas-feiras. Por ter um espaço interno com muitas raridades, as visitas são realizadas com grupos de quatro pessoas para maior segurança do acervo, lembrando que os visitantes são acompanhados de um educador. A entrada é grátis.

Casa Guilherme de Almeida
Rua Macapá, 187, Pacaembu.
Telefones 3673-1883 e 3672-1391
www.casaguilhermedealmeida.org.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA