Vivendo com o diabetes infantil

0
1610

Foto:

Ana Paula, farmacêutica da ADJ

O diabetes mellitus é uma doença crônica causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e que tem como função em nosso organismo quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia e depois ser distribuído por todas as células. A ausência total ou parcial desse hormônio interfere não só na queima do açúcar como na sua transformação em outras substâncias, como proteínas, músculos e gordura.

Os tipos 1 e 2 são os mais comuns. No tipo 1, a hereditariedade é a causa mais comum e atinge crianças e adolescentes. O tipo 2 acomete, em geral, pessoas adultas com 40 anos ou mais. Há ainda o diabetes gestacional e outros associados a outras patologias.

Segundo a farmacêutica Ana Paula Pereira de Miranda, da Associação de Diabetes Juvenil – Diabetes Brasil, com sede na Água Branca, “os principais sintomas de uma criança diabética são: secura na boca, o consumo de mais água, vai mais ao banheiro para urinar e tem baixa imunidade. E em geral, a criança fica mais apática. Mas o diagnóstico só pode ser confirmado por um médico”. Além deles, a obesidade infantil e a vida sedentária também podem resultar na doença.  

Mesmo sendo uma doença crônica, a criança diabética pode ter uma vida normal e produtiva. Depois de diagnosticada, ela precisa se exercitar mais, usar insulina (de acordo com a prescrição médica), ter alimentação saudável e fazer constantemente testes de glicemia.

Importante fator de socialização das crianças, as festas infantis não precisam ser evitadas. “O açúcar não é o grande vilão”, garante a farmacêutica. “Todos nós precisamos de açúcar, diabéticos ou não. E nas festas as as crianças se movimentam bastante. A criança diabética pode consumir doces, mas com moderação, é claro”.

A dieta do paciente deve conter alimentos saudáveis e diet, e ajuda muito quando a família incorpora esses mesmos hábitos no dia a dia.

A ADJ é uma ONG sem fins lucrativos fundada em 1980 por pais de crianças portadoras de diabetes. Promove ações educativas para os diabéticos e seus familiares, tem profissionais de saúde especializados e loja com venda de produtos para diabéticos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA