Doçuras da Ruth

0
1421

Foto:

Ruth: filhos e netos exigem o bolo

Você já deve ter ouvido falar na intolerância à lactose, uma rejeição do organismo ao leite e seus derivados que causam uma série de sintomas físicos quando consumidos, como dores abdominais, náuseas, diarréias, desconforto e mal-estar, entre outras reações adversas.
Apesar da intolerância não causar riscos de morte, a sensação é de muito desconforto e o conselho dos especialistas no assunto é para que a pessoa procure a ajuda de um gastroenterologista para conhecer os mecanismos disponíveis para conviver sem esses transtornos. Uma dieta que exclui o leite e seus derivados muito provavelmente fará parte do cotidiano do paciente.
E é sobre os aspectos que envolvem essa dieta que a coluna vai falar nessa edição, afinal, cuidados específicos na culinária de quem não pode ingerir lactose precisam de disciplina e atenção porque receitas que levam leite, o exemplo de bolos, tortas e a maioria dos doces, são adaptados e, digamos, reinventados para que possam ser consumidos. Tarefa complexa que, além de exigir habilidades culinárias, é preciso ser inventivo. E é nessa hora que entra a nossa entrevistada do mês, que se tornou avó do segundo neto em um intervalo temporal de 21 anos. “Imagine uma casa sem criança há muito tempo e então chega um bebê na família, é claro que mexeu com todo mundo”, relata Ruth Souza, que 33 anos de magistério depois, hoje dedica a fazer as gostosuras que fazia para os filhos e, agora, adaptando as mesmas iguarias para aqueles que desenvolveram a intolerância à lactose, como o Gabriel, o neto que chegou há quatro anos.
“Ele é responsável, sempre pergunta antes se pode ingerir qualquer alimento”, conta. A experiência de fazer tortas, mousses e chiffon começou há pelo menos 30 anos quando uma colega de trabalho levou o bolo para um lanche, no colégio. Com a receita nas mãos, fez para os filhos e foi um sucesso instantâneo. O requinte do sabor está nas adaptações que faz nas receitas. As tortas de limão siciliano ou taiti ganham uma camada de chocolate meio amargo, ideal para suavizar a acidez da fruta. Para quem não aprecia alimentos muito doces, essa combinação agrada bastante. Encomendas com 24 horas de antecedência, mesmo para os produtos sem lactose. Entrega em domicílio na região.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA