Pelo prazer|de servir

0
1674

Foto:

Dr. Roberto Marin em seu consultório

Geralmente o jovem quando conclui sua formação acadêmica quer, assim que possível, colocar a mão na massa e se dedicar à profissão que escolheu e, os outros assuntos ficam em segundo plano. Com o Dr. Roberto Marin, morador da Pompeia desde 1948 e dentista  desde 1960, com consultório no bairro a história foi um pouco diferente.
Dr. Roberto diz que sempre participou da vida da comunidade. Faz parte da primeira turma formada na Faculdade de Piracicaba. Quando começou a clinicar, sentiu que a categoria não era unida e faltava diálogo entre eles. “Procurei os colegas do bairro para conversar sobre temas da nossa profissão. Mas contei com a valiosa ajuda do Dr. Cesário Constantino”, faz questão de citar.
A princípio, os colegas ficaram entre incrédulos e desconfiados. “Pensavam que eu queria me candidatar a algum cargo ou coisa assim”. Esse espírito agregador ele diz que sempre fez parte da sua personalidade. “Ver, julgar e agir” é o lema que segue desde os tempos da Juventude Universitária Católica. A participação da vida da comunidade começa pela Igreja N. S. da Pompeia que frequenta desde jovem. Foi lá, em 1960, que casou com D. Maria Regina e onde batizou seus cinco filhos.
O primeiro Núcleo Odontológico criado foi o da Vila Pompeia. Depois vieram os da Lapa, de Pinheiros e outros bairros. Mais tarde, se transformaram em distritais da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD). O da Lapa, que ele ajudou a fundar, acaba de comemorar 50 anos.
Com os Núcleos, surgiu uma cooperativa para comprar material odontológico com desconto. A seguir, cursos de especialização. Dr. Marim chegou a coordenar dezenas de Núcleos na cidade.
Pela dedicação com o trabalho, diz o dentista,  não sobrou tempo para outras atividades. “Odontologia é o meu hobby”, afirma. Provavelmente sua dedicação influenciou os filhos Reinaldo e Maria Regina a seguir a mesma carreira. Hoje, os três trabalham juntos na clínica da Avenida Pompeia.
Morou por muito tempo na Pompeia. Hoje, vive no vive no Alto da Lapa. Mas só faz elogios quando perguntado sobre o que acha do bairro. Ao comparar o início da carreira com os tempos atuais, ele se diz feliz que a população esteja cuidando mais da sua boca, diz com animação de sempre.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA