Água pura para beber

0
1216

Foto:

Água pura para beber

A troca de velas deve ser feita periodicamente para que o equipamento não perca a eficiência de sua função principal.

A água que chega à torneira é potável, pois segue diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde − OMS. Isso é lei e não há discussão sobre o fato. Porém, pelo caminho que o líquido segue até chegar a sua casa, resíduos de canos ou companheiros indesejáveis, como bactérias, pegam carona na viagem. Por isso, usar filtro não é bobagem. “O filtro elimina o excesso de cloro, usado no tratamento da água, e sujeira dos canos. Todo o filtro vai fazer isso, porém é necessário fazer a manutenção das velas”, alerta a diretora comercial da Casa dos Filtros, Maria Valéria Fortuna Rodrigues Gaba.
A escolha do modelo vai depender da preferência da pessoa e do espaço que ela tiver. Muita gente gosta do filtro de cerâmica, pela capacidade que o material tem de manter a água fresca e pelo gosto peculiar do barro. “Os filtros de barro são eficientes, mas ocupam mais espaço e a pessoa tem de enchê-lo, esperar para que a água seja filtrada e lavar a vela a cada seis meses”, destaca Maria Valéria. Na loja, ela vende o filtro de barro, com vela de argila, carvão ativado e prata para esterilizar.
O filtro de parede é outra opção, que não ocupa espaço nos móveis da cozinha. Maria Valéria explica que esse tipo de equipamento vai filtrar mais rápido porque a água chega sob pressão, não precisa lavar a vela, mas o acessório deve ser trocado a cada seis meses. “A própria pessoa pode fazer a instalação e a troca da vela, não precisa chamar um técnico. Isso dá mais autonomia e segurança para quem tem receio de chamar um estranho em casa”, diz ela. O modelo pode ser em inox ou plástico colorido.Para quem é exigente, uma versão mais elaborada são os purificadores de água. Esses equipamentos possuem uma membrana especial que, além do cloro e dos resíduos de sujeira, eliminam germes e bactérias da água. O modelo Bem-Estar, com dispositivo, avisa quando o refil deve ser trocado. A linha de parede e bancada com água gelada tem nas cores branca e preta.
Ressaltar que a troca do refil deve ser feita para que o filtro cumpra “seu dever” nunca é demais. E a manutenção, que  pode ser feita pela própria pessoa, não vai exigir muito tempo e dinheiro do proprietário. Os refis do filtro de barro deve m ser trocados a cada seis meses. Os refis dos purificadores tem vencimento de nove meses. Para a linha de água gelada, a duração do refil é de um ano. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA