Mau|hálito

0
1400

Foto:

Atelier de Sorrisos

Higiene bucal adequada e consulta periódica ao dentista são formas simples de combater o problema.

O odor ruim na boca a uma pequena distância e boca seca são alguns dos principais sinais de que a pessoa está com halitose, ou mau hálito. A halitose não é uma doença, mas um indicativo de que o organismo apresenta algum problema. Segundo informações da Associação Brasileira de Halitose – ABHA –, existem aproximadamente 60 causas distintas. Entre elas, o jejum prolongado; a higiene bucal inadequada; além de razões sistêmicas como diabetes, problemas renais ou do fígado e até prisão de ventre. Ainda, de acordo com a entidade, dizer que problemas relacionados ao estômago alteram o hálito é uma crença popular sem comprovação científica ou clínica.

A mestre e especialista em Dentística Restauradora, do Atelier de Sorrisos, Adriana Fruges Pagliari Vazquez, ressalta que na maioria dos casos – cerca de 90% –, a origem do mau hálito é de ordem bucal. “A higiene inadequada, juntamente com fatores hereditários e hormonais, faz aumentar problemas bucais como a gengivite e a periodontite e o aparecimento da saburra lingual, restos de alimentos que se depositam na língua e são fermentados pelas bactérias presentes, liberando um gás semelhante ao do ovo podre”. Adriana informa que o fluxo salivar é uma forma de defesa contra essas bactérias. “À noite há uma diminuição desse fluxo que é um meio de proteção bucal e, se tiver restos de alimentos acumulados, existe uma grande chance de acordarmos com mau hálito. As pessoas que respiram pela boca podem apresentar o problema devido ao ressecamento da saliva”.

A halitose é um problema fácil de detectar e tratar. “Em parceria com um centro de radiologia, fazemos um teste de alimetria, que ajuda no diagnóstico e dá a indicação se a origem é realmente bucal”, informa Adriana.

Higiene diária e visita periódica a um profissional são medidas simples que previnem e eliminam o desconforto. Uso de fio dental, raspadores linguais e escovação correta são quase lei. “Portador de prótese fixa ou removível deve ter um cuidado maior para remover os resíduos. Junto com a Farmácia Equilíbrio, desenvolvemos uma medicação fitoterápica, um enxaguatório e um spray para ajudar no tratamento”, finaliza.

A Atelier de Sorriso tem uma equipe multidisciplinar e atende do pré-natal ao bebê e melhor idade.

Atelier de Sorrisos
Rua Cotoxó, 303, conj. 135
Telefone 3801-8134
www.atelierdesorrisos.com.br
De segunda a sexta, das 8 às 18h, e sábado, das 8 às 12h

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA