Entre ideias e tecidos

0
1749

Foto:

Entre ideias e tecidos

Ateliê do bairro oferece cursos diversos, entre eles o de produção artesanal de bolsas de tecido.

Há pouco mais de dois meses no local, o Charms, ateliê de patchwork e trabalhos manuais, tem conquistado muitos alunos e amigos. Aberto pelo casal, Guilherme e Vera S. Bermond, o ateliê funciona numa simpática e aconchegante casa de Perdizes, com acesso para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, e no bairro em que Guilherme passou boa parte de sua infância e adolescência.

De acordo com a professora Regina Loureiro, o curso possibilita aos alunos confeccionarem bolsas de todos os formatos, tamanhos e funções, até mesclando tecidos e colocando adereços de diferentes materiais. “Dá para fazer bolsas diversas, estruturadas ou não, até carteiras, necessaires, sacolas, bolsas térmicas, para bebês, para maternidade, para carregar material de patchwork, entre outras. O aluno também pode desenvolver algum projeto que queira, como um modelo específico de bolsa, por exemplo, com a minha supervisão e acompanhamento.”

Regina explica ainda que, no caso de um projeto diferente e que exige moldes, ela pega o exemplo específico, faz a modelagem fora da sala e traz na aula para ensinar o aluno a costurar e montar.

Com mais de 15 anos de experiência em artesanato, Regina diz que, para aprender, o aluno pode se matricular em uma aula avulsa (iniciantes, para experimentar, ou pessoas experientes, para projetos específicos) ou por pacotes diferentes, com descontos e preços atrativos.

As aulas são ministradas uma vez por semana, por três horas, nos períodos da manhã, tarde ou noite. Segundo o sócio proprietário do ateliê, as opções para pacotes são: mensal, num total de quatro aulas; trimestral, com doze aulas; e semestral, com 24 aulas.

Mais de 90% das pessoas matriculadas nos cursos oferecidos pela Charms são mulheres, o que não impede que homens também participem. Uma vez por mês, o ateliê promove encontros entre alunos e professores para expor trabalhos e trocar ideias. “Também nos reunimos para ajudar entidades. No ano passado, doamos cachecóis feitos pelas alunas para um asilo”, complementa a professora.

O Charms abre de segunda a sábado, vende tecidos, linhas e materiais para artesanato e oferece, além do curso de bolsas, também aulas de bordado, bonecas, quilt, patchwork, cartonagem, encadernação, corte & costura e workshops diversos. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA