Proteja-se no inverno

0
1524

Foto:

Proteja-se no inverno

Mais um inverno chega e com ele, além da tendência da moda, festas e gastronomia apropriadas que complementam o perfil da estação, enfrentamos também uma lista de doenças com maior incidência nesse período. Gripes e resfriados, as campeãs no gênero, podem ser evitadas com medidas simples, conforme explica para a reportagem Igor Bastos Polônio, médico pneumologista da Santa Casa de São Paulo e membro da diretoria da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia.
Evitar ambientes aglomerados e lavar as mãos várias vezes durante o dia são a maneira mais eficaz de evitar a contaminação dos vírus influenza (gripe). Além disso, a vacina também previne a doença. Crianças e idosos são os públicos com maior predisposição, mas não são os únicos que pontuam as estatísticas das planilhas do Ministério da Saúde. Segundo o especialista, uma subpopulação de pessoas que têm doenças respiratórias crônicas pode ter facilidade para o contágio das doenças, principalmente aquelas com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC – enfisema e bronquite crônica) do tabagismo.
Mas é bom lembrar que depois do contágio tem ficar atento às manifestações de sintomas para poder identificar com maior cuidado a enfermidade. De acordo com a orientação do médico, é necessário levar em conta o conjunto desses sintomas. No caso de dores, a indicação é feita com analgésicos e para os casos acompanhados de febre, o tratamento é feito com antitérmicos. Mas é importante ficar atento porque os sintomas como a febre, por exemplo, não devem passar de três dias.
Quando a febre ultrapassar esse período, a procura pelo médico é obrigatória. Além disso, outros quadros acompanhados de tosse com expectoração com sangue, dor torácica e falta de ar, adverte o especialista, não dá para ter dúvida: a visita ao médico é imprescindível porque os sintomas podem revelar uma pneumonia.
Então é isso, higienizar as mãos com frequência, ou seja, antes das refeições, depois de cumprimentos, ao chegar da rua e depois que pegar em objetos comuns, somando uma boa alimentação e horas de sono tranquilo garantem enfrentar o inverno apenas curtindo as coisas boas inerentes à estação mais fria do ano.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA