Na onda da bike

0
1249

Foto:

Usuário chegando no Bicicletário

O bairro de Perdizes ganhou um bicicletário por mais uma iniciativa da ONG Instituto Parada Vital, uma organização sem fins lucrativos cujo principal objetivo é propor soluções que preservem o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável em grandes centros urbanos, como a cidade de São Paulo, que conta com aproximadamente 30 quilômetros de ciclovia, segundo o site da entidade.
Com o novo bicicletário, o IPV passa a contar com dezenove unidades. A maioria dos postos estão instalados em estações do metrô, o que facilita ligar pontos diferentes para um percurso que muitas vezes permite que o usuário se utilize de meios distintos de transporte. Outras duas unidades estão localizadas em pontos estratégicos do bairro, como a unidade tema da nossa matéria.
O novo bicicletário conta com 10 vagas de estacionamento com serviço gratuito e o frequentador deve fazer um cadastro prévio com a apresentação de um documento com foto, CPF e comprovante de residência com data de vencimento de até 30 dias anteriores à data do cadastro (cópia e original). O aluguel da bike sai por 2 reais e a primeira hora é gratuita. Além dos documentos citados, é necessário fornecer número de cartão de crédito com um limite disponível de 350 reais. É necessário ter no mínimo 14 anos e estar acompanhado dos pais ou responsáveis.
Encontrar alternativas para aliviar o trânsito da cidade é uma solução de máxima urgência, já que o crescimento acelerado da frota paulistana vem acontecendo e observado desde o início da década passada. Em 2001, quando essa análise começou, o acréscimo foi de 3,49%. Em 2007, registrou 5,36%. Pulou para 6,54% em 2008 e, em 2009, bateu o recorde com 6,79% de aumento, segundo o site do Jornal da Tarde.
Atualmente, as bicicletas estão disponíveis nas estações do metrô Sé, Carrão, Corinthians-Itaquera, Guilhermina-Esperança, Anhangabaú, Vila Mariana, Paraíso, Marechal Deodoro, Santana, Liberdade, Vila Madalena, Brás, Barra Funda, Santa Cecília, Armênia e Butantã. Em Santo André, está localizada em uma estação da EMTU, outra no CEU Parelheiros e na Pontifícia Universidade Católica (PUC), em Perdizes.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA