Exercícios ao ar livre

0
1313

Foto:

Praça Irmãos Karman

Fazer atividades físicas com regularidade é a recomendação básica que todo médico indica, não importa a idade. Fazer matrícula em uma academia ou contratar um personal trainer pode ficar caro e nem todo mundo pode pagar. Porém, em nossa região, tem dois espaços, devidamente equipados onde qualquer pessoa pode se exercitar a custo zero. São eles: a Praça do Idoso, no Parque da Água Branca e a Praça Irmãos Karman, em Perdizes.
A Praça do Idoso, inaugurada em outubro de 2008, está localizada ao lado da sede do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp). São vários aparelhos de exercícios à disposição do público. Os equipamentos foram construídos em madeira e idealizados pelo médico Egídio Lima Dórea, do Hospital Universitário de São Paulo (USP). Foi a primeira área construída e destinada a pessoas da terceira idade no Estado. São cadeiras com pedais, escada de dedos, rolos, escadas e rampas. A finalidade de cada um é motivar e facilitar a prática de atividades físicas, auxiliando no equilíbrio, na mobilidade, com ganhos no fortalecimento muscular e no equilíbrio.
O local é bem arborizado e nos dias ensolarados, é grande o número de pessoas que comparecem para se exercitar. Além de exercícios físicos, é uma oportunidade para que as pessoas possam ter uma maior convivência. A dona de casa Arlete é uma dessas pessoas. “Faço um curso de bordado aqui no Fundo Social, mas venho um pouco antes para poder fazer um pouco de exercícios aqui na Praça do Idoso”. Em cada aparelho, há uma placa com orientações de como tirar melhor proveito no exercício.
O outro espaço com equipamentos para ginástica é a Praça Irmãos Karman, em Perdizes. Os aparelhos foram instalados em 2010 quando a praça foi toda reformada pela Subprefeitura da Lapa em parceria com o Hospital Samaritano. Cada equipamento tem placas de orientação para que o usuário faça corretamente os exercícios. São alongadores indicados para estimular o sistema nervoso central, simuladores de caminhada, simuladores de cavalgada e esqui. A praça tem iluminação noturna e bancos ao redor para descanso. Como são diversos condomínios ao redor da praça, os moradores desses prédios são os que mais utilizam a praça que tem também uma área de playground e uma área verde bem cuidada.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA