A paz merece uma chance

0
1948

Foto:

Luciana Ferraz, da Organização Brahma Kumaris, fala sobre a situação do mundo atual

Luciana Ferraz, da Organização Brahma Kumaris, fala sobre a situação do mundo atual, repleto de desejos…

Num mundo tão caótico, parece impossível cultuar a tão sonhada paz interior, propagada por iogues e aqueles que se importam com o destino da humanidade. Há ainda os que não acreditam no poder da meditação, nem na força do pensamento positivo para atingir objetivos. Para Luciana M. S. Ferraz, socióloga e coordenadora nacional da Organização, que completou 36 anos de atividades no Brasil, existem dois movimentos acontecendo simultaneamente no mundo. “De um lado as pessoas estão cada vez mais materialistas, imersas no mundo do EU QUERO, vivendo uma espiral infinita de insatisfação, acumulando bens com o intuito de serem felizes e estarem seguras. De outro lado, uma quantidade cada vez maior de pessoas despertando para seu desenvolvimento interior, pois perceberam que a real satisfação é interna, não depende de outras pessoas e nem de coisas. As pessoas que despertam continuam no mundo dos relacionamentos e responsabilidades, trabalhando, atuando socialmente, mas elas não se perdem nos desejos intermináveis de querer comprar, reconhecimento ou status. Somos seres espirituais vivendo uma experiência humana, e não o contrário”, declara.

Perguntada sobre o controle da ansiedade,  Luciana diz que todos somos bombardeados por expectativas. “Vivemos muitas vezes para satisfazer o que as pessoas e as situações querem de nós. Esquecemos de nos perguntar quais são nossos anseios verdadeiros, quem somos, para que estamos aqui, para onde vamos. É esse senso de identidade, de propósito e de direção que deveria nos guiar, e não sermos simplesmente conduzidos pelo que o mundo nos impõe. A ansiedade é uma doença generalizada e a razão disso é que muitas vezes vivemos apoiados nas memórias e arrependimentos do passado, ou projetamos nosso futuro idealizando e planejando, mas esquecendo de focar no presente. Quando abrimos nossa consciência e melhoramos nossas ações no dia a dia, nas interações, no desempenho de nossos papéis, fazendo tudo com qualidade e com concentração, nos sentimos preenchidos. É o presente que nos liberta do nosso passado e cria um futuro positivo”, esclarece.

Luciana afirma que é um desafio viver em paz neste mundo, mas é plenamente possível. É preciso compreender que nossa natureza verdadeira é pacífica, e é por isso que nos sentimos tão bem quando existe ordem e harmonia. Uma prática regular de meditação nos ajuda muito a conhecer esse oásis interno e disciplinar a mente para manter-se sob controle, com pensamentos e sentimentos positivos. Temos um lema que é: “quando eu mudo, o mundo muda”. Qualquer transformação sempre começa com cada um de nós. Nossa maneira de ver, de interagir, de responder a cada situação é o que determina nosso grau de felicidade”.

Sobre a dificuldade de meditar, Luciana diz que é preciso primeiro disciplinar a mente com um pouco de empenho e um bom método. “Qualquer nova aprendizagem requer prática e constância. Fazer parte de um grupo e meditar em conjunto também facilita, pois podemos contar com a atmosfera gerada pelo grupo. Os resultados da meditação na nossa vida são tão transformadores que vale a pena o esforço. As pessoas que não conseguem silenciar a mente ainda não se deram conta de que uma mente calma e clara nos traz mais satisfação e qualidade nas ações e nos relacionamentos. A mente é como uma carruagem guiada por cinco cavalos selvagens, que são nossos cinco sentidos. Domá-los é um desafio que requer disciplina e determinação, mas antes de tudo muito amor próprio. A pessoa tem de valorizar-se e também valorizar seu tempo para dedicar um momento diário para seu próprio beneficio”, constata.

A coordenadora complementa dizendo que a meditação impulsiona a vida de quem a pratica, pois ajuda no autoconhecimento e também a canalizar as qualidades para as ações. “Acabamos descobrindo muitos talentos, e com maior autorrespeito e autoconfiança, passamos a nos expressar com assertividade. Qualquer pessoa pode praticar meditação, porém é importante compreender que a prática não é uma panaceia para todas as doenças e nem uma técnica mágica. Ela requer dedicação, perseverança, boa vontade e a coragem de assumir que as rédeas de sua vida estão em suas mãos, e não no professor ou na escola. Temos pontos autorizados em outras regiões da cidade, do Estado e do país e uma sede de retiros na cidade de Serra Negra – SP, onde oferecemos cursos e atividades nos finais de semana, com alimentação vegetariana e hospedagem. Os endereços estão disponíveis em nosso site. Antes de conhecer o raja yoga, como proposto pela Brahma Kumaris, Luciana foi professora de hatha yoga (prática que envolve exercícios físicos e respiratórios, relaxamento, etc.) por cinco anos. Nesses 36 anos descobri tantos talentos em mim e experimentei grandes mudanças. Venci a timidez e muitas formas de medo”, conta.

Como coordenadora nacional da BK, Luciana faz parte da equipe internacional que representa a Organização em alguns eventos internacionais. “Creio que o fato de me sentir útil à sociedade e experimentar que minha vida é significativa é minha maior aquisição”, finaliza.

Organização Brahma Kumaris
www.brahmakumaris.org/brasil

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA