Arte da mulher

0
1342

Foto:

A artista plástica Rosa Esteves

O corpo feminino sempre fascinou vários artistas e é comum muitas obras serem dedicadas aos traços característicos das mulheres. A artista plástica Rosa Esteves trabalha com esse tema desde seus tempos de faculdade. “Surgiu naquela época, mas eu só tomei consciência disso anos depois. Sempre trabalhei com objetos que lembram o mar, como as conchas, que são elementos femininos. Eu já trabalhava com isso sem saber. Também tive uma professora, Amélia Toledo, que fazia um trabalho com o corpo e que me influenciou muito”.

Rosa já realizou 13 exposições individuais e participou de mais de 50 exposições coletivas em vários locais do Brasil e do mundo, como Estados Unidos e Alemanha. “Trabalho com várias mídias e objetos, como fotografia, gravuras, cerâmica. Dependendo da idéia, uso um tipo de material”.

Formada em Artes Plásticas pela Faap e mestra em Museologia, ela mora em Perdizes desde os 13 anos. Além de seu trabalho com artes plásticas, Rosa também é museóloga do Museu Lasar Segall. “Eu cuido do acervo, da documentação das obras. Conheço a fundo o trabalho de Segall, convivo com a obra dele. Isso enriquece”, diz ela.

Entre os materiais mais inusitados que já usou está o chocolate. Em uma das exposições, ela produziu partes do corpo feitas de chocolate que, no fim, foram dadas de presente para o público.

Com a cerâmica, Rosa já fez corpos femininos de argila em que, quando ainda estavam molhados, plantou sementes que foram brotando enquanto a argila secava. Ou então pequenas esculturas femininas de cerâmica, cada uma com uma particularidade.

Ela também tem um carinho especial pela fotografia. “Tenho um projeto de fotografar viagens, há mais de 30 anos estou fotografando. E sempre uso a fotografia como instrumento de trabalho, fotografando meus trabalhos. Muitas vezes a fotografia do objeto vira uma outra arte”, explica.

E a galeria Gravura Brasileira possui algumas obras da artista em seu acervo.

 

Rosa Esteves

Telefone 3672-0402

COMPARTILHE
Artigo anteriorJazz invade a Pompeia
Próximo artigoHora|de dançar

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA